Dados do Trabalho


TÍTILO

CIRURGIA DE BASCOM EM PACIENTE COM DOENÇA PILONIDAL CRONICA RECIDIVADA EM HOMEM JOVEM

INTRODUÇÃO

A doença pilonidal pode ser resultante da pressão local nos tecidos, folículos pilosos rompidos, leitos de tecido hipóxico, ou uma vulnerabilidade congênita da pele, relacionada à presença de cabelo na fenda natal. Este cabelo solto causa uma reação de corpo estranho que leva à formação de fossas na linha média, podendo se apresentar como um cisto simples, um abscesso agudo com ou sem celulite, ou um seio com drenagem crônica. O tratamento é altamente variável e pode incluir observação e remoção de cabelo, incisão e drenagem ou excisão com algumas vezes reconstrução cirúrgica complexa. A excisão cirúrgica é o tratamento padrão na doença pilonidal crônica e pode ser dividido em duas categorias: excisão de tecido doente com fechamento primário ou excisão com fechamento por segunda intenção. Adicionalmente, o tratamento clínico com aplicação de fenol ou cola de fibrina, apresenta alta taxa de recorrência. Técnicas de retalhos têm o objetivo de excisar a doença e ao mesmo tempo fechar o defeito com tecido saudável. Dentre as técnicas conhecidas, destaca-se a desenvolvida por Bascom, consiste na realização de incisão em elipse de pele retirada da parede esquerda da fenda glútea.

RELATO DE CASO

Paciente, masculino, 29 anos, com histórico de dor e abscesso em região sacral de início em 2017. Diagnosticado com doença pilonidal infectada e realizado tratamento com incisão local e drenagem de abscesso, além de cicatrização por segunda intenção. Evoluiu com recidiva local em 2021, sendo optado por realização de incisão lateral com fechamento primário e aposição de dreno de sucção local. Acompanhado em ambulatório sem queixas atuais, com boa cicatrização da ferida e sem sinais de recidiva.

DISCUSSÃO

Em 1980, Bascom relatou excisão individual de aberturas da linha média e adicionou uma incisão paralela colocada lateralmente para melhor explorar, limpar a cavidade pilonidal e facilitar identificação de folículos doentes. O procedimento se concentra em evitar a incisão da linha média e realizar uma quantidade mínima de remoção de tecido. A abordagem é descrita como consistindo em uma incisão lateral, remoção do cabelo e excisão do trato sinusal com pequenas incisões recobrindo cada seio. A incisão lateral é tunelada medialmente em direção à base do trato sinusal, e essa região pode ser curetada para remover a base do seio. A cavidade é limpa e fechada. As vantagens de um fechamento primário são feridas pequenas, um tempo de cicatrização mais curto, cuidado mínimo da ferida, retorno mais cedo ao trabalho e nenhuma necessidade de trocas de curativos diariamente. As desvantagens são infecção e deiscência da ferida. Excisões radicais com métodos de fechamento assimétricos podem oferecer menor taxas de recorrência, sendo mais comum de acontecer nos primeiros 5 anos após o procedimento, mas pode ocorrer até décadas após o tratamento. A taxa de cura a longo prazo foi superior à média relatada para outros métodos cirúrgicos comumente usados para seio pilonidal.

PALAVRAS CHAVE

Bascom, Cisto pilonidal, doença pilonidal recidivada,

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC - Ceará - Brasil

Autores

DAVID GUERREIRO FERREIRA, CAMILA BURGOS RIBEIRO DA PENHA, LARYSSA COÊLHO PINHEIRO, CAROLINA VANNUCCI VASCONCELOS DIÓGENES, LARA BURLAMAQUI VERAS, STHELA MARIA MURAD REGADAS, ISABELE MARIA JORGE DE FREITAS, LUCAS RODRIGUES MELO