Dados do Trabalho


TÍTILO

EXCISAO TOTAL DO MESOCOLON VIDEOLAPAROSCOPICA

INTRODUÇÃO

A excisão total do mesocólon, ou ressecção D3, amplia a exérese até as cadeias linfonodais presentes sobre os vasos mesentéricos superiores e sobre a cabeça do pâncreas, locais de possível disseminação de alguns tumores do cólon direito. Dessa forma permitindo melhores resultados oncológicos.

RELATO DE CASO

Paciente 29 anos, masculino, apresentou dor abdominal de 6 meses de evolução. Estava em propedêutica para doença inflamatória agendada, quando apresentou dor abdominal em cólica mais forte, procurando pronto-atendimento. Com hemoglobina de 6,3 g/dL, o paciente foi internado. Colonoscopia mostrou lesão em cólon direito e estadiamento não revelou metástases. CEA normal. Foi realizada colectomia com excisão total do mesocólon e exposição da veia mesentérica superior e dissecção no tronco de Henle.

DISCUSSÃO

As últimas revisões sistemáticas e metanálises demonstraram que, com a maior coleta linfonodal, melhores resultados patológicos são obtidos, resultando em melhor desfecho oncológico. Os riscos inerentes a nova forma de abordagem evidenciaram, em alguns dos estudos, maior morbidade relacionada a eventos adversos da técnica, sem, no entanto, alterar mortalidade relacionada. Em outros estudos os eventos foram semelhantes, tendo influência a experiência relacionada a execução da técnica. A comparação da videolaparoscopia para abordagem aberta concluiu que não houve benefício oncológico, mas menor complicações pós-operatória e tempo de internação na primeira.
Apesar de estudos ainda serem necessários para comparação das técnicas a longo prazo, a melhor dissecção quanto aos linfonodos existentes, nos leva a crer que a curva de aprendizado não deve ser o único fator impeditivo, como demonstrado na cirurgia visibilizada.

PALAVRAS CHAVE

CÂNCER DE CÓLON, EXCISÃO TOTAL DO MESOCÓLON

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

REDE MATER DEI DE SAÚDE - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUIZA ROGERIO, BERNARDO HANAN, KELLY CRISTINE LACERDA RODRIGUES BUZATTI, RENATO GOMES CAMPANATI, RODRIGO GOMES DA SILVA