Dados do Trabalho


TÍTULO

CITOMEGALOVIROSE SISTEMICA MIMETIZANDO ULCERAS ANORRETAIS MALIGNAS EM PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS - RELATO DE DOIS CASOS

INTRODUÇÃO

Citomegalovírus (CMV) pode causar infecções que têm uma ampla extensão de gravidade. Em pacientes imunocomprometidos, o CMV pode levar ao aparecimento de alterações pulmonares, gastrintestinais (com doenças ulcerativas) ou do sistema nervoso central. Entre as causas de imunocomprometimento, uma das principais é a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa destruição de linfócitos TCD4+ e prejudica a imunidade mediada por células, aumentando o risco de certos cânceres e infecções oportunistas.

RELATO DE CASO

O primeiro caso é o de uma mulher cisgênero de 38 anos que deu entrada em hospital terciário de Fortaleza com queixa de lesão de canal anal suspeita para neoplasia e perda ponderal nos últimos 6 meses. Soropositiva há 20 anos sem aderência ao tratamento, apresentava carga viral de HIV = 35.568 e contagem de CD4 = 9. Ao exame apresenta extensa lesão ulcerativa acometendo canal anal e se estendendo até a região interglútea, com presença de lesões marginais e ulcerações profundas. RNM sugeria também aspecto neoplásico, mas a biópsia da lesão evidenciou proctite ulcerosa por CMV. Solicitou-se a revisão da lâmina que confirmou o diagnóstico de CMV. Durante a internação a paciente foi tratada com Ganciclovir, terapia antirretroviral e estomaterapia, apresentando melhora progressiva das lesões com tratamento clínico até alta hospitalar. O segundo caso é o de um homem cisgênero de 82 anos, transplantado há 8 e em uso de imunossupressores, que procurou atendimento na rede privada por quadro de prolapso mucoso circunferencial e incontinência fecal após cirurgia proctológica, com o objetivo original de avaliar a incontinência e a possibilidade de instalação de eletroestimulação neurossacral. Ao exame endoscópico, evidenciou-se úlcera extensa que se estendia de canal anal até reto inferior, pancolite de moderada intensidade e tiflite, com íleo terminal normal. Biópsias das lesões mostraram inclusões citomegálicas que firmavam o diagnóstico de CMV, e foi instituído o tratamento com valganciclovir até a resolução das úlceras retais.

DISCUSSÃO

O CMV é normalmente responsável por infecções assintomáticas e de menor importância clínica quando associado a pacientes imunologicamente competentes, mas em pacientes com resposta imune comprometida, como portadores de HIV e usuários crônicos de imunossupressores, o CMV está associado a infecções oportunistas e agressivas, com repercussões locais e sistêmicas que podem mimetizar outros diagnósticos e ter difícil tratamento. O diagnóstico diferencial com outras patologias envolve elevada suspeição clínica e a análise histopatológica das lesões ulceradas.

PALAVRAS CHAVE

CITOMEGALOVÍRUS, HIV, TRANSPLANTE RENAL, CANCER DE CANAL ANAL, IMUNOSSUPRESSÃO, LESÕES ANAIS

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CERÁ - Ceará - Brasil

Autores

LARYSSA COELHO PINHEIRO, DAVID GUERREIRO FERREIRA, CAMILA BURGOS RIBEIRO DA PENHA, STHELA MARIA MURAD REGADAS, CAROLINA VANNUCCI VASCONCELOS DIOGENES, LARA BURLAMAQUI VERAS, JOSE LOPES TABATINGA NETO, ANDRESSA SOUTO DE OLIVEIRA