Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES COM DIVERTICULITE AGUDA ATENDIDOS EM HOSPITAL DA REDE PRIVADA DO MUNICIPIO DE SAO PAULO - SP.

OBJETIVO

Descrever o perfil epidemiológico de pacientes internados por diverticulite aguda em um hospital da rede privada do município de São Paulo - SP.

MÉTODO

Trabalho descritivo do tipo transversal e retrospectivo através da análise dos prontuários de pacientes internados com diagnóstico de diverticulite aguda no Hospital São Luiz unidade Itaim (São Paulo-SP) no período de Janeiro/2017 a Julho/2020 sob os cuidados da mesma equipe de Coloproctologia. Foram coletados dados sociais, sexo, idade, diagnóstico tomográfico e relatório cirúrgico (em pacientes que foram operados). Todos os pacientes tiveram diagnóstico comprovados por tomografia computadorizada, os pacientes que não foram identificados esses dados em prontuário foram excluídos do trabalho.

RESULTADOS

Foram identificados 253 pacientes internados com diagnóstico de diverticulite aguda. De acordo com a distribuição por gêneros, 123 (49%) foram do sexo masculino e 130 (51%) foram do sexo feminino. A faixa etária mais prevalente foi dos 50-69 anos, correspondendo a 57% dos casos. Em relação a classificação tomográfica e operatória, 88% pacientes foram classificados como diverticulite aguda não complicada e 12% como complicada. Dos que foram acometidos da forma complicada, a distribuição de acordo com a classificação de Hinchey foram: 84% grau I, 6% grau II, 3% grau III e 6% grau IV. Nos pacientes que necessitaram de abordagem cirúrgica, 27 (75%) foram abordados por via laparoscópica, 7 (20%) via robótica e 2 (5%) por via convencional. Nestes pacientes 84% tiveram a reconstrução do trânsito imediata através da confecção de anastomose primária e 16% foram submetidos a colostomia terminal com fechamento do coto distal (cirurgia de Hartmann).

CONCLUSÕES

Estima-se que cerca de 20% dos pacientes com diverticulose desenvolvem diverticulite ao longo da vida [1]. A diverticulite freqüentemente causa dor abdominal, que é responsável por aproximadamente 8% das internações em pronto socorro dos EUA [2]. É também estimado que aproximadamente 16% dos pacientes hospitalizados por diverticulite aguda serão submetidos à cirurgia para o mesmo [3]. Adil E. Bharucha e col. observaram que o período de estudo de 27 anos, 1980–2007, 3.222 pessoas tiveram um diagnóstico inicial (índice) de diverticulite; 56% eram mulheres; e a média de idade foi de 62 ± 16 anos. Apenas 12% dos pacientes tiveram a forma complicada de diverticulite. Nosso estudo confirma a prevalência ligeiramente maior nas mulheres e na sexta década de vida. Observamos que a maioria dos casos não são complicados, condizente com outros estudos epidemiológicos.

PALAVRAS CHAVE

diverticulite aguda, doença diverticular dos cólons

Área

DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS

Instituições

HOSPITAL SÃO LUIZ DOR - UNIDADE ITAIM - São Paulo - Brasil

Autores

DIOGO FONTES SANTOS, LUIZ CARLOS BENJAMIN DO CARMO, SERGIO GONTSCHAROW, THIAGO IBIAPINA ALVES, AMANDA VITIELLO PEREIRA BROSCO