Dados do Trabalho


TÍTILO

PASSO A PASSO DA CIRURGIA CITORREDUTORA PARA PSEUDOMIXOMA PERITONEAL

INTRODUÇÃO

A cirurgia citorredutora e quimioterapia intraperitoneal hipertérmica é o tratamento preconizado para os pacientes com diagnóstico pseudomixoma peritoneal. Também pode ser indicada nos tumores colorretais com metástase peritoneal, com grande impacto na sobrevida desses pacientes. A técnica descrita por Sugarbaker tem como princípios o uso do eletrocautério e envolve 5 sítios de dissecção: peritoniectomia parietal anterior/ quadrante superior direita/ quadrante superior esquerda/ omental/ pélvica. A cirurgia visa a ressecção em monobloco das estruturas, com índice de citorredução completa (CCS) 0 ou 1.

RELATO DE CASO

Pacientes com pseudomixoma peritoneal de origem no apêndice, submetidos a cirurgia citorredutora, pela equipe de coloproctologia do Hospital das Clínicas UFMG. O conjunto de casos descreve o passo a passo da cirurgia citorredutora. A primeira etapa é a peritoniectomia parietal anterior, que cursa com incisão xifopúbica, ressecção de incisões prévias, cicatriz umbilical e posterior dissecção do peritônio parietal anterior. A segunda etapa cursa com peritoniectomia subdiafragmática esquerda, deixando o músculo diafragmático exposto, preserva vasos frênicos e estende até rim e adrenal esquerdos. Retira-se o omento maior, vasos gastroepiploicos esquerdos e baço. A terceira etapa é a peritoniectomia subdiafragmática direita, continua a dissecção do peritônio anterior e estende para lateral direita, expõe o diafragma direito. Em caso de implantes perihepáticos, pode ser necessário cauterização da cápsula hepática, ligadura e ressecção do ligamento redondo e falciforme. Estende-se até rim e adrenal direita. A quarta etapa cursa com omentectomia menor, colecistectomia e abertura do ligamento hepatoduodenal, preservando os vasos gástricos direitos. A última etapa é a peritoniectomia pélvica. Inicia-se com dissecção do peritônio anterior até a bexiga, retira-se o peritônio vesical e resseca-se o úraco. Prossegue-se a dissecção anterior até expor vagina ou vesículas seminais. Libera-se o peritônio lateral até sulco paracólico, liga-se os vasos gonadais, secciona-se o sigmoide proximalmente, com ligadura alta de artéria mesentérica inferior, disseca-se posterior e lateralmente ao reto até reflexão peritoneal e secciona-se o reto. Liga-se as artérias uterinas, disseca-se anteriormente a vagina, secciona-se a vagina e retira a peça em monobloco. Pode ser necessária uma sexta etapa, retirada de implantes do intestino delgado com dissecção fria.

DISCUSSÃO

A cirurgia citorredutora do pseudomixoma peritoneal é de alta complexidade, exige experiência do cirurgião e recursos do hospital. O uso do passo a passo, técnica padronizada por Sugarbaker, visa auxiliar e facilitar o procedimento cirúrgico. Após todos os passos, faz-se a quimioterapia intraperitoneal, a depender de cada caso, disponibilidade do hospital e estado clínico do paciente ao final da peritoniectomia.

PALAVRAS CHAVE

PSEUDOMIXOMA PERITONEAL, CIRURGIA CITORREDUTORA

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

GABRIELA DE CASSIA GOMES SILVA, LUIZA ROGERIO, BERNARDO HANAN, KELLY CRISTINE LACERDA RODRIGUES BUZATTI, MAGDA MARIA PROFETA DA LUZ, ANA CAROLINA PARUSSOLO ANDRÉ, RENATO GOMES CAMPANATI, RODRIGO GOMES DA SILVA