Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA COLORRETAL COM CELULAS EM ANEL DE SINETE E METASTASES PARA SITIOS INCOMUNS

INTRODUÇÃO

O câncer colorretal com células em anel de sinete em algumas situações apresenta-se com metástases em sítios incomuns. A metástase gástrica é extremamente rara.

RELATO DE CASO

M.S.L., 47 anos, procurou atendimento de urgência do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais no dia 05/12/2017 devido dor abdominal intensa. Submetida a Tomografia Computadorizada (TC) com contraste, que evidenciou espessamento da parede do cólon em topografia de ângulo hepático, sem evidências de lesões metastáticas. Nega história familiar de câncer colorretal. Solicitada colonoscopia e durante o preparo intestinal, intercorreu com obstrução intestinal. Submetida a colonoscopia de urgência e identificada lesão endoscopicamente neoplásica, estenosante em topografia de ângulo hepático, além de múltiplos pólipos sesseis e pediculados em cólon transverso, descendente e reto - exame anatomopatológico (AP): pólipos mucosos hiperplásicos e adenomatosos com displasia de baixo grau, sugerindo polipose colônica atenuada. No mesmo dia, foi submetida em caráter de urgência a laparotomia mediana com colectomia total oncológica, com reconstrução do trânsito intestinal por ileorretoanatomose primária grampeada. AP: adenocarcinoma infiltrativo atingindo até a gordura pericólica, com infiltração vascular linfática e perineural, com células em anel de sinete e quatro linfonodos positivos de quarenta e oito examinados. Margens cirúrgicas livres. TC de tórax realizada no pós-operatório afastou lesões metastáticas e exame do CEA foi de 2,1. Manteve acompanhamento regular com a Oncologia e Coloproctologia, sem evidências de recidiva da doença. Em julho de 2019, apresentou dor abdominal e elevação do CEA para 39,4. Submetida a nova colonoscopia com visualização de mucosa retal irregular e estenose da anastomose. Realizadas biópsias da mucosa (AP: adenocarcinoma de reto com células em anel de sinete associado a processo inflamatório crônico). Realizou PET-CT que afastou doença neoplásica em atividade. Proposta ressecção cirúrgica com proctectomia total com intenção curativa. Durante a laparotomia foi visualizado ascite e carcinomatose peritoneal. Iniciado esquema quimioterápico e radioterapia em reto. Em janeiro de 2020 intercorreu com epigastralgia intensa e submetida a Endoscopia Digestiva Alta com presença de várias ulcerações gástricas sugestivas de implantes neoplásicos, além de sinais endoscópicos de linite plástica gástrica. AP: adenocarcinoma invasivo pouco diferenciado com células em anel de sinete. Exame de imunohistoquímica confirmou tratar-se de origem colônica. Em setembro de 2020, necessitou nova internação devido hemorragia digestiva baixa e confusão mental com hipótese diagnóstica de carcinomatose meníngea. Nesta mesma internação evoluiu com quadro de obstrução intestinal e óbito aos 51 anos.

DISCUSSÃO

Este caso ilustra a agressividade do adenocarcinoma colorretal com células em anel de sinete, evoluindo com rápida progressão da doença e metástases para sítios incomuns, como o estômago.

PALAVRAS CHAVE

adenocarcinoma colorretal; anel de sinete; metástase gástrica; polipose atenuada

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

JULIA SALLES REZENDE DIAS, HÉLIO ANTONIO SILVA, ANA PAULA FERNANDES BRAGA, THAÍS DE MOURA BRAGA, GABRIELLA LIMA ANDRADE, LÍGIA FERREIRA BRENCK, ANA CAROLINA DE ASSIS, IGOR PIMENTA DE SOUZA