Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DE MCKITTRICK-WHEELOCK– UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A síndrome de Mckittrick-Wheelock é uma condição clínica rara caracterizada por intensa depleção de fluidos e eletrólitos corporais associada a presença de pólipos adenomatosos mucossecretores.

RELATO DE CASO

Paciente feminina 70 anos, hipertensa, com passado de 03 episódios de internação em outro serviço por quadro de insuficiência renal aguda pré-renal associada a diarréia mucoide com necessidade de cuidados intensivos para correção dos distúrbios hidroeletrolíticos. Em propedêutica complementar, com colonoscopia e ressonância magnética de pelve, evidenciado volumoso pólipo séssil circunferencial em reto médio e distal com comprometimento da linha pectínea, cuja biópsia incisional mostrou se tratar de adenoma túbulo-viloso com displasia de baixo grau. Após estabilização clínica, transferida a esse serviço e submetida a ressecção anterior do reto com excisão total do mesorreto e anastomose coloanal manual com confecção de ileostomia em alça. Recebeu alta hospitalar no 5ºDPO e anatomopatológico confirmou se tratar de adenoma túbulo-viloso com displasia de baixo grau com margens cirúrgicas livres.

DISCUSSÃO

A maioria dos pólipos colorretais são assintomáticos, porém cerca de 3% tem características secretoras. A síndrome de Mckittrick-Wheelock consiste num quadro clínico caracterizado por intensa mucorréia proveniente de um pólipo, geralmente de localização retossigmoideana, com gradiente aumentado de secreção. A intensa depleção hidrossalina cursa com hiponatremia, hipocalemia, hipoproteinemia e acidose metabólica com posterior evolução para insuficiência renal aguda do tipo pré-renal, sendo mais intenso quanto maior for o adenoma. O manejo consiste em estabilização clínica, correção dos distúrbios hidroeletrolíticos e da função renal seguida da programação da ressecção breve da lesão por via cirúrgica ou endoscópica.

PALAVRAS CHAVE

síndrome de Mckittrick-Wheelock, PÓLIPO RETAL

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

LIVIA CARDOSO REIS, LUIZA ROGERIO, GABRIELA DE CASSIA GOMES SILVA, RODRIGO GOMES DA SILVA