Dados do Trabalho


TÍTULO

TECNICA DE DELORME COMO TRATAMENTO PARA PACIENTE COM PROLAPSO RETAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O prolapso retal é um distúrbio digestivo caracterizado pela protrusão do reto através do orifício anal, e que possui fisiopatologia pouco definida devido sua variedade de ocorrências funcionais e etiológicas. Embora seja mais frequente em mulheres acima dos 60 anos de idade, a afecção pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária. Em adultos, a correção é feita, principalmente, mediante abordagem cirúrgica perineal ou operação abdominal, e visa a preservação morfofuncional. A correção pode ser realizada por meio de diversas técnicas cirúrgicas, e além disso, a baixa ocorrência da doença impede a adequada análise da eficácia das abordagens disponíveis. Este relato tem por objetivo descrever e avaliar a técnica perineal de Delorme para o tratamento de prolapso retal.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 66 anos, portadora de doença diverticular dos cólons, e antecedentes abscesso anorretal e retrocele transperineal corrigida por colpoperineoplastia. Durante acompanhamento ambulatorial no serviço de Coloproctologia, apresentou prolapso retal volumoso (aproximadamente 5 cm da borda anal), proctalgia intensa, obstipação intestinal e secreção mucosa pelo ânus. Foi identificada diverticulite retrocecal com densificação dos planos adiposos peri-retais por meio do exame de tomografia computadorizada, e proposta a cirurgia de Delorme. Durante a cirurgia, foi realizada a dissecção da mucosa da camada muscular, a partir de 0,5 cm da linha pectínea até cerca de 12 cm da mucosa, seguida de sutura da musculatura com esfíncter interno circunferencialmente e da mucosa colônica com a mucosa do canal anal. No período pós operatório, a paciente não apresentou queixas e intercorrências, sem apresentar prolapso retal em 1 ano de seguimento ambulatorial.

DISCUSSÃO

A escolha da técnica cirúrgica a ser empregada nos casos de prolapso retal é variável. A técnica de Delorme consiste na ressecção mucosa e plicatura da muscular, sendo utilizada preferencialmente em prolapsos de cerca de 3 a 4 cm, apresentando baixa mortalidade em pacientes idosos, como no caso relatado. Além disso, a disfunção de incontinência melhora em até 69% dos pacientes. No caso apresentado, esta técnica demonstrou resolutividade do caso, sem a ocorrência de recidivas. Desta forma, a técnica de Delorme se apresenta como opção segura para o tratamento do prolapso retal, principalmente, em situações em que a via abdominal é dificultosa.

PALAVRAS CHAVE

Prolapso Retal; Delorme

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

ERICKA DE SOUZA, CAMILA PEREIRA OLIVEIRA, LAIS REIS SANTOS, ÁLVARO GUIMARÃES VIEIRA, VINICIUS EDUARDO DE OLIVEIRA