Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO DE FISTULA ANORRETAL RECIDIVADA COM REMOÇAO DE CORPO ESTRANHO UTILIZANDO A TECNICA VAAFT

INTRODUÇÃO

As fístulas anais complexas são comuns na prática diária dos cirurgiões colorretais. O sucesso no controle, erradicação da fístula e preservação da continência anal são o objetivo do tratamento cirúrgico. A fistulotomia consiste em um dos procedimentos mais comuns para o tratamento da fístula complexa. Várias modificações nas técnicas cirúrgicas foram propostas, uma delas foi o tratamento da fístula anal videoassistida ( VAAFT ). Este consiste no único procedimento para tratamento das fístulas anais complexas sob visão direta. Uma causa incomum de fístula anorretal, mas presente na pratica clínica, é a impactação retal de um corpo estranho após uma ingestão acidental. Grande parte dos objetos ingeridos inadvertidamente passam pelo trato gastrointestinal sem causar complicações, mas ocasionalmente podem ser retidos no reto. Em alguns dos casos é necessário a remoção cirúrgica ou endoscópica.

RELATO DE CASO

Paciente de 42 anos, com relato de drenagem de secreção purulenta em região anal iniciado a 4 anos, já submetido à abordagem cirúrgica em três ocasiões, com persistência do quadro, desde o último procedimento evoluindo com sangramento anal e dor ao permanecer-se assentado. Ultrassom endorretal evidenciou presença de corpo estranho em parede lateral esquerda do reto. Ao exame proctológico, presença de orifício fistuloso anterolateral esquerdo com drenagem abundante de secreção purulenta. Toque retal com discreta fibrose lateral esquerda. Admitido eletivamente com quadro de fístula anorretal recidivada para ser submetido à reabordagem cirúrgica por VAAFT. Durante o ato cirúrgico foi identificado corpo estranho no trajeto fistuloso e procedido a remoção direta deste com pinça. Prosseguimento das etapas da técnica videoassistida, realizando o desbridamento, curetagem e cauterização de todo o trajeto. O paciente em questão apresentou boa evolução em pós operatório, com redução progressiva da secreção anal e da queixa álgica, até a completa resolução do quadro.

DISCUSSÃO

A literatura demonstra que as propriedades do corpo estranho ingerido determinam o probabilidade de complicações, incluindo impactação, perfuração, obstrução e sangramento. A ingestão de palito é comumente implicada em lesões intestinais devido às extremidades serem agudamente pontiagudas e o comprimento particular, o que proporciona uma dificuldade na progressão do objeto através do lúmen intestinal. O tratamento cirúrgico é obrigatório na presença de complicações como peritonite, abscessos, fístulas ou migração de corpo estranho às estruturas extra-colônicas adjacentes. A fistulotomia aberta ainda é considerada a técnica padrão ouro para o tratamento definitivo, com uma taxa próxima de 90%. Entretanto em casos de recorrência podem ser utilizadas outras técnicas já estabelecidas, como o VAAFT. Uma das vantagens desta técnica é trabalhar sob visão direta, o que possibilitou neste caso a identificação de um corpo estranho e o tratamento completo da fístula anorretal.

PALAVRAS CHAVE

Fístula anorretal, VAAFT, corpo estranho

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

HOSPITAL FELÍCIO ROCHO - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCOS FIGUEIREDO COSTA, FÁBIO LOPES QUEIROZ, DANIEL LONDONO ESTRADA, HELIDA TOMACHESKI AMARAL, JAIRO ASTUDILLO VALLEJO, PEDRO TEODORO SILVA, FREDERICO MOREIRA COSTA, THAIS SILVA FAIER