Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFURAÇAO COLONICA ESPONTANEA EM PACIENTES COM COVID 19

INTRODUÇÃO

A pandemia por Coronavírus mudou os paradigmas da medicina, sendo um desafio para todas as especialidades médicas devido às complicações desta infecção. Embora ainda sejam raros os relatos na literatura de perfuração ou isquemia intestinal durante infecção por SARS Cov, é relatado incidência de 1,1% de complicações gastrointestinais em pacientes internados por Covid. Entretanto, embora raras, essas complicações podem ser graves, com piora relevante no prognóstico do paciente. Apresentamos abaixo, relato de três casos com complicações colônicas por Covid.

RELATO DE CASO

Caso 1: Paciente masculino, 59 anos, com miocardiopatia chagásica (FE 28%), dislipidemia, hipertensão arterial e fibrilação atrial com marcapasso cardíaco, internado com em UTI Covid, com necessidade ventilação mecânica por 10 dias, evolui com distensão e dor abdominal. Tomografia de abdome com pneumoperitônio. Submetido a laparotomia exploradora, evidenciado perfuração de 01 cm em cólon ascendente a 10 cm da válvula ileocecal e dilatação de todos os segmentos colônicos. Realizado colectomia subtotal com ileorreto anastomose lateroterminal manual. Evoluiu no pós operatório com íleo e disfunção cardíaca, indo a óbito no 11º PO.

Caso 2: Paciente masculino, 59 anos, hígido, internado em UTI Covid por IRPA, com necessidade de ventilação mecânica e uso de droga vasoativa, evoluiu com piora respiratória e infecciosa, além de enterorragia, sem distensão abdominal. EDA com pangastrite, sem demais alterações e tomografia de abdome com pneumoperitônio. Submetido a laparotomia exploradora, evidenciado perfuração em parede lateral do ceco. Realizado colectomia direita com ileotransverso anastomose manual laterolateral. No pós operatório, evoluiu com embolia pulmonar, lesão renal aguda, choque séptico pulmonar e derrame pericárdico evoluindo a óbito no 19º PO.

Caso 3: Paciente masculino, 73 anos, tabagista, cirrótico, internado em UTI Covid por IRPA, com necessidade ventilação mecânica e inúmeros choques sépticos de diversos focos, com instabilidade hemodinâmica, evoluiu com distensão abdominal. Tomografia de abdome com sinais pneumatose em cólon. Submetido a laparotomia exploradora com evidência de necrose colônica com perfuração em ângulo hepático, realizado colectomia direita com ileotransverso anastomose mecânica. Evoluiu com fístula no 5º PO, realizado ressecção da anastomose e ileostomia endloop. Manteve piora hemodinâmica e choque séptico de foco cutâneo e pulmonar, sendo discutido com família e optado por paliação proporcional, evoluiu a óbito no 17º PO da reabordagem.

DISCUSSÃO

A literatura corrobora que infecção por Covid pode ser associada à coagulopatia, que pode levar a isquemia colônica e perfuração gastrointestinal. Por ser uma doença recente, estudos ainda são escassos, porém, a evolução desfavorável destes casos demonstra a importância do diagnóstico das complicações gastrointestinais e sua associação com demais complicações sistêmicas em pacientes que evoluem com forma grave de Covid.

PALAVRAS CHAVE

Covid, Perfuração de Cólon, Colectomia

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

UNIFESP EPM - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA ARAÚJO SANTOS, RAINA CATERINA COELHO ARRAIS, SARHAN SYDNEY SAAD, LEONARDO DE MELLO DEL GRANDE, STELLA MARIA BOTEQUIO MELLA, BRUNO MENDONÇA GRILO, ELESIARIO MARQUES CAETANO JUNIOR, RICARDO TADAYOSHI AKIBA