Dados do Trabalho


TÍTULO

ENDOMETRIOSE PROFUNDA COM ACOMETIMENTO LINFONODAL

INTRODUÇÃO

A endometriose é definida como uma doença ginecológica benigna e crônica, dependente de estrogênio, afeta mulheres em idade reprodutiva e é caracterizada pela presença de glândulas endometriais e estroma fora da cavidade uterina. Existem diversas hipóteses que tentam demonstrar o desenvolvimento da endometriose, como a teoria do implante retrógrado, da metaplasia, da doença endometrial e da propagação linfática. A cirurgia permite o diagnóstico histológico, soluciona sintomas e pode melhorar a infertilidade com a remoção de lesões macroscópicas. Novos estudos demonstram focos de endometriose em linfonodos mesorretais após a ressecção segmentar e em linfonodos sentinela pélvicos. O envolvimento dos linfonodos tem sido estudado por muitos autores, porém uma correlação clara entre sua presença e o estágio da doença ainda não foram estabelecidos.

RELATO DE CASO

Paciente de 35 anos, atendida ambulatorialmente com quadro de dor pélvica crônica, com um ano de evolução, apresentando piora progressiva do quadro álgico, com relato de agravamento durante o período menstrual. Apresenta resultado de ressonância magnética da pelve evidenciando achados compatíveis com endometriose profunda, com extensa lesão de endometriose transmural infiltrando a parede anterior do reto superior e do sigmoide, a 11 cm da margem anal e apresentando extensão longitudinal de cerca de 10 cm, determinando estreitamento luminal. Indicado abordagem cirúrgica multidisciplinar pela Ginecologia, em conjunto com a equipe da Coloproctologia e Urologia. Em ato cirúrgico, realizado ressecção de implantes endometrióticos, colocação ureteroscópica de cateter duplo J e retossigmoidectomia. Paciente apresentou boa evolução em pós operatório. Resultado da anatomia patológica da peça proveniente da ressecção segmentar intestinal evidenciou acometimento de endométrio de 01 de 07 linfonodos dissecados.

DISCUSSÃO

O acometimento linfonodal não deve ser considerado uma ocorrência incomum. Uma hipótese vigente é que a endometriose em linfonodos possa representar uma drenagem linfática do tecido endometriótico. Visto que objetivo da abordagem cirúrgica é a remoção de toda a área de implante, deveria ser considerado não só a abordagem dos focos visíveis, já que há o risco real de envolvimento de linfonodos, podendo resultar em recorrência da doença. Estudos recentes tem comprovado que a cirurgia visando a remoção dos implantes macroscópicos combinado à terapia hormonal pode fornecer melhores resultados do que um tratamento exclusivamente cirúrgico ou farmacológico, mas parece não reduzir o risco de recorrência quando comparado a uma abordagem cirúrgica ampla, como realizado neste caso em questão. Muitos autores argumentam a necessidade de ressecção intestinal ampla, enquanto outros defendem que a taxa de complicações é muito alta para ser usada rotineiramente.

PALAVRAS CHAVE

Endometriose profunda, linfonodos, linfáticos

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

HOSPITAL FELÍCIO ROCHO - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCOS FIGUEIREDO COSTA, RODRIGO ALMEIDA PAIVA, FABIO LOPES QUEIROZ, HELIDA ALINE TOMACHESKI AMARAL, JAIRO SEBASTIAN ASTUDILLO VALLEJO, JESSICA RODRIGUES GIRUNDI, MARCO ANTÔNIO MIRANDA SANTOS, CRISTIANE KOIZIMI MARTOS FERNANDES