Dados do Trabalho


TÍTULO

ASPECTOS DIAGNOSTICOS DE LINFOMA PRIMARIO DO COLON: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O principal sítio de linfoma não-Hodgkin extranodal é o trato gastrointestinal alto. O linfoma primário do cólon é uma doença rara, com acometimento de aproximadamente 0,2 a 0,6% dos casos de neoplasias malignas que acometem o cólon e reto. Para descartar o envolvimento secundário da doença utilizam-se os critérios de Dawson. As manifestações clínicas são inespecíficas e a presunção do diagnóstico pode ser sugerida por exames laboratoriais, de imagem e eventualmente endoscópicos. O tratamento emprega terapia multimodal, combinando cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. O objetivo do caso foi salientar os achados diagnósticos da paciente.

RELATO DE CASO

Feminino, 79 anos, com constipação inicial prévia e com investigação clínica sem alterações. Iniciou com dor abdominal em cólicas, mudança do hábito intestinal, inapetência e discreto emagrecimento em sete meses, com colonoscopia prévia normal. Realizou tomografia (TC) de abdômen com espessamento parietal assimétrico do ceco. Não apresentava alterações nos exames laboratoriais. Em nova colonoscopia, notava-se no ceco uma lesão elevada séssil de aspecto subepitelial medindo cerca de quatro centímetros no maior eixo, formato arredondado, regular e consistência endurecida, com mucosa que revestia a lesão com padrão de criptas normais. Realizado biópsias, com histopatológico evidenciando neoplasia de pequenas células em topografia de submucosa do ceco, sugestivo de linfoma. A imunoistoquímica concluiu linfoma B difuso de pequenas células (tipo Malt). No estadiamento TC de abdômen também evidenciou uma lesão expansiva subepitelial. Não foram evidenciadas linfonodomegalias abdominais. TC de tórax e endoscopia digestiva alta sem alterações. Paciente atualmente em planejamento terapêutico.

DISCUSSÃO

O linfoma primário do cólon acomete duas vezes mais os homens, e os sintomas mais típicos são dores abdominais, alteração de hábito intestinal e perda de peso. O ceco acaba sendo o sítio mais comum de acometimento, provavelmente, devido ao maior número de tecido linfoide. Por ter sintomas inespecíficos, que se sobrepõem a diversas outras patologias, o nível de suspeição diante dos achados dos exames de imagem deve ser elevado. Os achados colonoscópicos muitas vezes não são característicos e os padrões de crescimento da lesão podem ser variados. Diante da suspeição do linfoma as biópsias devem ser feitas de maneira a se obter amostragem suficiente para o diagnóstico definitivo. Um dos principais achados tomográficos é o espessamento parietal da alça intestinal, de caráter inespecífico, uma vez que o adenocarcioma predomina como lesão mais comum no cólon. Em alguns casos, podem ser encontrados uma massa colônica focal. A TC auxilia na avaliação da extensão inicial do acometimento e no controle do tratamento. O conjunto dos achados nos exames complementares definem a doença, levando a melhor abordagem terapêutica para o paciente, principalmente, por se tratar de doença incomum.

PALAVRAS CHAVE

Linfoma, endoscopia, diagnóstico

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital da PUC-Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

LEANDRO MINATEL VIDAL NEGREIROS, ARIANE CAETANO HARDY, EDUARDO VIDILLI ALVES PEREIRA, MARCELO CASTIONI SANTIAGO, PEDRO ISHIDA, PRISCILLA SENE OLIVEIRA PORTEL, SILVIO AUGUSTO CIQUINI