Dados do Trabalho


TÍTULO

Da Apendicite Aguda ao Diagnóstico de Doença de Crohn: um Relato de Caso.

INTRODUÇÃO

A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal progressiva ao longo do tempo que se caracteriza por inflamação transmural podendo envolver qualquer parte do trato gastrointestinal luminal. Nesse sentido, a DC pode gerar inúmeros sintomas gastrointestinais e sistêmicos, os quais frequentemente são inespecíficos para a doença. Assim, a partir de um relato de caso objetiva-se evidenciar os achados característicos dessa doença que só foram possíveis de observar efetivamente a partir da apresentação de um quadro de apendicite aguda e posterior intervenção cirúrgica.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 57 anos, dá entrada em emergência com queixa de dor epigástrica de início há dois dias, que migrou para fossa ilíaca direita, associado a febre (40ºC) e sinal de Blumberg positivo ao exame físico. Apresenta história médica pregressa de colocação de Stent farmacológico em artéria diagnonal anterior e suspeita de DC relacionada a abscesso anal de difícil cicatrização e outros achados clínicos compatíveis com a doença. Possuía colonoscopia prévia com achados incertos para a comprovação de DC. Optou-se por realizar Tomografia Computadorizada de abdome, a qual evidenciou presença de plastrão inflamatório, alteração compatível com processo inflamatório do apêndice cecal. Foi submetido a uma laparotomia com incisão em ponto doloroso para realização de apendicectomia e em posterior revisão de trajeto de intestino delgado, em que foram constatados três segmentos junto à jejuno e íleo com aproximadamente 3 centímetros que apresentavam espessamento de parede, áreas de estenose e infiltração de gordura do mesocólon, características da DC.

DISCUSSÃO

A Doença de Crohn é uma patologia que pode acometer todo o trajeto gastrointestinal, desde o esôfago até a porção final do reto, entretanto, tem maior predominância na região inferior do intestino delgado (íleo) e cólon. Além disso, pode acometer somente o apêndice, sendo denominada Doença de Crohn isolada ao apêndice (DCIA) ou apendicite granulomatosa, sendo esta presente em aproximadamente 0,2 a 0,6% de todas as apendicectomias. No caso apresentado, previamente à laparotomia para exérese do apêndice, o diagnóstico mais provável seria de apendicite granulomatosa, devido a sintomatologia do paciente: dor em fossa ilíaca direita, febre, leucocitose e evidências radiológicas de inflamação periapendicular. Contudo, após exploração de jejuno e íleo no transoperatório, os achados de espessamento de parede, áreas de estenose e infiltração de gordura do mesocólon permitiram o diagnóstico de doença de Crohn. Desse modo, percebe-se que a DC pode não gerar sintomas clínicos específicos, o que pode retardar, muitas vezes, o seu diagnóstico concreto. Assim, ao confirmar o diagnóstico de doença de Crohn, torna-se possível o início de um tratamento adequado, evitando posteriores complicações decorrentes da doença como fístulas e abscessos.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn. Doença Inflamatória Intestinal. Apendicite Aguda.

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ISABELA LAZAROTO SWAROWSKY, GIANA DA SILVA LIMA, EDUARDA LEMOS WINK, MATEUS DE ARRUDA TOMAZ, GUSTAVO LAZAROTO SWAROWSKY, THIAGO HENRIQUE GEWER HOFF, INÁCIO SWAROWSKY, DÓRIS MEDIANEIRA LAZZAROTTO