Dados do Trabalho


TÍTULO

DOENÇA DE CROHN E PSORIASE: PATOGENESE DESSA REAÇAO ADVERSA CUTANEA

OBJETIVO

A doença de Crohn (DC) é uma enfermidade inflamatória que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (desde a cavidade oral até a região anal) sendo mais comum no íleo e o cólons. A psoríase também é uma doença inflamatória crônica e recorrente, multissistêmica, que se manifesta como lesões escamosas, ressecamento e prurido, estando presente em aproximadamente 10% dos pacientes com DC, merecendo, portanto, estudo. O objetivo consiste em revisar a literatura para coletar informações sobre pacientes com DC que apresentaram essa reação adversa cutânea, focando principalmente na abordagem terapêutica.

MÉTODO

Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados PubMed e Scielo de junho de 2017 a junho de 2021, utilizando os descritores: doença de crohn; psoríase.

RESULTADOS

O curso da doença de Crohn pode variar de acordo com as manifestações intestinais e/ou extraintestinais. É comum a desnutrição em adultos e crianças, podendo provocar atraso no crescimento quando a doença surge na infância. A colonoscopia com biópsia e avaliação do íleo terminal é o melhor recurso para o diagnóstico da doença. O tratamento depende da apresentação da doença e do grau de gravidade, tendo corticoides, imunossupressores e terapia biológica como opções terapêuticas. Além das queixas intestinais, pode apresentar manifestações extra intestinais, sendo a psoríase uma das mais comuns dentre as dermatológicas. A resposta imune em pacientes com psoríase demonstra a expressão elevada de interleucina (IL) 23, citocina envolvida na secreção de IL17, que está aumentada nas lesões de psoríase. A IL 17 é importante para a manutenção da integridade da barreira intestinal e sua deficiência funcional corrobora para o desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais. Acredita-se que o desenvolvimento e a manutenção das placas de psoríase sejam devidos a linfócitos ativados pelas células apresentadoras de antígenos na epiderme (células de Langerhans) e na derme (células dendríticas) que secretam citocinas que promovem um efeito cascata que culmina em uma hiperproliferação da epiderme e dos vasos sanguíneos, além de efeitos pró inflamatórios. A secreção de TNF alfa e IFN gama promovem recrutamento de neutrófilos para o interior da epiderme.

CONCLUSÕES

Evidencia-se um risco aumentado de pacientes com doença de Crohn desenvolverem psoríase. Assim, é fundamental manter o acompanhamento com o médico coloproctologista e dermatologista.

PALAVRAS CHAVE

doença de Crohn; psoríase; doença inflamatória intestinal

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal de São João del-Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

INGRID MORSELLI SANTOS, FÁBIO HENRIQUE DE OLIVEIRA, FERNANDA ELIAS FERREIRA RABELO