Dados do Trabalho


TÍTULO

INDICAÇAO DE AMPUTAÇAO ABDOMINOPERINEAL NA URGENCIA:RELATO DE DOIS CASOS

INTRODUÇÃO

A cirurgia de amputação abdominoperineal tem como técnica ressecar o reto distal, canal anal e o ânus e confeccionar uma colostomia terminal e definitiva. Pode ser realizada tanto para pacientes oncológicos quanto para pacientes com doença inflamatória intestinal com comprometimento ano-reto-perineal significativo.

RELATO DE CASO

1) masculino, 53 anos, comparece ao pronto atendimento em janeiro de 2021 com aumento da frequência evacuatória associado a dor anorretal e perda ponderal de 10 kg em 6 meses. Ao toque retal presença de sangue em dedo de luva e mucosa irregular. Antecedente de colectomia total com ileorretoanastomose em maio de 2018 por 6 lesões colônicas adenomatosas e uma com adenocarcinoma superficial. Colonoscopia mostrou úlceras lineares, profundas e extensas em reto, compatíveis com doença de Crohn. Indicado tratamento clínico inicial porém evoluiu com episódios de enterorragia volumosa com necessidade de hemotransfusão. Nova colonoscopia identificou as úlceras profundas recobertas por fibrina e coágulos aderidos desde a anastomose ileorretal até a borda anal. Tentativa de adrenalização porém manteve quadro de enterorragia com instabilidade hemodinâmica em progressão de piora. Optado por abordar cirurgicamente na emergência e, devido a extensão das lesões até próximo da borda anal, foi realizada amputação de reto e ânus com confecção de ileostomia terminal definitiva. 2) feminina, 61 anos, obesa, com diagnóstico de adenocarcinoma de reto inferior e aguardando início de radioterapia neoadjuvante, comparece ao pronto atendimento em maio de 2020 com quadro de suboclusão intestinal. Realizada sigmoidostomia em alça pela equipe de plantão na urgência com relato de dificuldade em exteriorizar e maturar a colostomia. No pós operatório imediato a colostomia estava plana, porém não afundada. A paciente recebeu alta hospitalar e foi encaminhada ao ambulatório de coloproctologia. Retornou no 7°PO com dor abdominal, febre e sigmoidostomia desabada com sinais de desabamento com contaminação de cavidade peritoneal. Indicada cirurgia na urgência pela coloproctologia e identificada peritonite fecal, colostomia dentro da cavidade e o tumor obstruído em reto distal. Para evitar obstrução em alça fechada a alternativa encontrada foi realizar a amputação abdominoperineal em caráter de urgência.

DISCUSSÃO

Na literatura não há muitos relatos e discussões sobre a amputação abdominoperineal realizada em caráter de urgência. Se tratando ou não de cirurgia oncológica, a amputação abdominoperineal, é indicada em caráter eletivo. Porém, em algumas raras exceções, essa intervenção, se mostra necessária em caráter de urgência por equipe qualificada.

PALAVRAS CHAVE

amputação de reto, urgência, câncer, doença inflamatória intestinal

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

ALINE ZARA, JULIANA GIANGIARDI BATISTA, SANDRA DI FELICE BORATTO, GUILHERME GARCIA HUDARI, AMANDA PEREIRA VITIELLO BROSCO, ARIADINE CHAVES DE OLVEIRA, SERGIO HENRIQUE COUTO HORTA, FLAVIA BALSAMO