Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM REVERSA EM PACIENTE COM ADENOCARCINOMA DO RETO AVANÇADO – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O câncer colorretal continua sendo um dos tumores malignos mais comumente diagnosticados no mundo. Apesar de protocolos de rastreamento, aproximadamente 20% desses pacientes apresentam-se ao diagnóstico com metástases a distância.
Inúmeros avanços têm sido alcançados no tratamento do câncer colorretal metastático, dentre eles a utilização de quimioterápicos eficazes e do desenvolvimento tecnológico. Estes, tem permitido ressecções oncológicas mais complexas, com menor morbidade e, portanto, melhora da sobrevida dos doentes. A terapia reversa, mostra-se como alternativa de tratamento, quando aplicável, aos pacientes com câncer colorretal avançado.
O objetivo deste trabalho é relatar um caso de paciente idoso, com boa performance clínica, submetido à terapia reversa. Realizado tratamento de lesões hepáticas secundárias, inicialmente, e após, submetido à terapia neoadjuvante e ressecção do tumor primário em reto, com boa evolução clínica e oncológica.

RELATO DE CASO

Masculino, 68 anos, com diagnóstico de adenocarcinoma no reto intra e extra peritoneal, com estadiamento T4N2M1, com evidência de metástase hepática secundária extensa.
Optado, devido a boa performance clínica e características neoplásicas pela abordagem reversa, sendo iniciada quimioterapia de conversão, com boa resposta terapêutica. Reuniu critérios para cirurgia hepática, realizada sem intercorrências e com boa evolução.
Após recuperação cirúrgica, encaminhado à radioterapia e quimioterapia neoadjuvante com posterior abordagem cirúrgica oncológica. Apresentou boa evolução clínica, estando atualmente no segundo ano de seguimento oncológico, sem evidência de doença até o presente momento.

DISCUSSÃO

Embora tenha ocorrido um progresso considerável no tratamento do câncer colorretal avançado, a grande maioria dos doentes no estádio IV não alcançam a cura por meio dos atuais protocolos de tratamento.
O conceito de abordagem reversa, consiste em iniciar o tratamento com quimioterapia sistêmica seguida de ressecção tumoral hepática e posterior tratamento da lesão primária.
Seu emprego se baseia em um tratamento inicial sistêmico mais robusto, com taxas de resposta elevadas pela literatura, justificando postergação da cirurgia e a utilização desta terapia como sequência de tratamento, além de uma seleção dos pacientes cujo tratamento terá aplicabilidade, com potencial de resultados positivos. A terapia reversa é uma alternativa no tratamento dos tumores avançados, com necessidade de avaliação, sempre individualizada e multidisciplinar. Deve-se analisar a possibilidade de ressecabilidade da doença local, bem como os diagnósticos à distância e achados clínicos e comorbidades, visando implementação de terapêutica completa.

PALAVRAS CHAVE

Terapia reversa, cancer colorretal, neoplasia maligna avançada colorretal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

PUC-Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

ARIANE CAETANO HARDY, LEANDRO MINATEL VIDAL NEGREIROS, CARLA MANZONI SALGADO, LETÍCIA BARDIN, PATRÍCIA PRANDO CARDIA, PRISCILLA SENE DE OLIVEIRA PORTEL, SILVIO AUGUSTO CIQUINI