Dados do Trabalho


TÍTULO

DESFECHO DE INFECÇOES POR COVID EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA INFLAMATORIA EM USO DE IMUNOBIOLOGICOS

OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é avaliar a incidência de infecção por COVID 19 em pacientes com doença inflamatória em uso de imunobiológicos e estudar o comportamento clínico neste grupo.

MÉTODO

Estudo observacional retrospectivo através da análise de pacientes cadastrados em banco de dados do serviço de coloproctologia de serviço universitário. Realizado contato telefônico com estes pacientes, confirmado tratamento com imunobiológico regular e questionada infecção por Covid19, comprovada laboratorialmente e seu desfecho – assintomático, sintomas leves, internação, internação em UTI, óbito.

RESULTADOS

Foram levantados os dados de 157 pacientes com diagnóstico de doença inflamatória intestinal em uso de imunobiológicos regularmente (Infliximabe, Adalimumabe, Ustequinumabe, Vedolizumabe). Desses pacientes, 46 se infectaram pelo vírus da COVID-19, o equivalente a 29,2%. Destes, 6 necessitaram de internação hospitalar (13%) e 3 deles necessitaram de internação em leito de UTI (6,5% dos infectados). Nenhum paciente morreu. Alguns pacientes permaneceram com sequelas de tontura, queda de cabelo, anosmia e maior sensibilidade a dor.

CONCLUSÕES

Como o tratamento da DII baseia-se em imunossupressão, acreditava-se haver maior risco de infecção e gravidade da COVID-19 nesses pacientes. Porém, até o momento, não se demonstrou maior incidência em pacientes com DII comparados à população geral. No Brasil a incidência de infecção na população em geral gira em torno de 8,9%. Dos infectados pela COVID-19, 80% não precisam de internação hospitalar. Dos 20% que necessitam hospitalização, 15% necessitarão de tratamento intensivo. Em reação a população geral, 20% necessitam internação hospitalar comparado a 13% naquele em terapia biológica. Porém, enquanto somente 15% dos pacientes hospitalizados necessitaram de cuidados intensivos, os pacientes em uso de imunobiológico essa taxa subiu para 50%. Porém, a letalidade global dos infectados por COVID-19 no Brasil é 2,5% e na nossa casuística, ainda não temos morte relacionada ao COVID-19.

PALAVRAS CHAVE

COVID-19, imunobiológico, doença inflamatória intestinal, pandemia

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

ALINE ZARA, JULIANA GIANGIARDI BATISTA, SANDRA DI FELICE BORATTO, FLAVIA BALSAMO, SERGIO HENRIQUE COUTO HORTA, GUILHERME GARCIA HUDARI, AMANDA PEREIRA VITIELLO BROSCO, ARIADINE CHAVES DE OLIVEIRA