Dados do Trabalho


TÍTULO

METASTASE DE CANCER DE RETO INFERIOR EM LINFONODO INGUINAL CAUSANDO COMPRESSAO DE VEIA ILIACA EXTERNA DIREITA E EDEMA DE MEMBRO INFERIOR NA VIGENCIA DE TERAPIA NEOADJUVANTE TOTAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

No Brasil, a segunda neoplasia mais incidente na população é o câncer colorretal. Como os fatores de risco e epidemiológicos são semelhantes no cólon e no reto, são agrupados como um subtipo único. No entanto, o câncer de reto tem particularidades tanto no estadiamento quanto nas opções terapêuticas. O adenocarcinoma de reto é o tipo histológico mais comum e pode provocar metástases para linfonodos regionais ou à distância, contudo é incomum apresentar disseminação para linfonodos inguinais. Este relato visa expor um caso de adenocarcinoma de reto inferior com metástase para linfonodo inguinal e seu manejo subsequente.

RELATO DE CASO

Masculino, 57 anos, buscou atendimento por clínica de tenesmo, sangue nas fezes e perda ponderal de 10 kg em 8 meses. Realizada colonoscopia que evidenciou lesão em reto inferior e exame anatomo-patológico demonstrando adenocarcinoma moderadamente diferenciado invasivo. Paciente seguiu com estadiamento local e sistêmico, tomografia (TC) e ressonância (RNM) indicando um tumor cT2N1M0. Iniciou-se o protocolo de quimioterapia neoadjuvante total, sendo a indução com FOLFOX em 8 ciclos. Seguiu com radioterapia (28 sessões - 50.4Gy) com capecitabina concomitante. No reestadiamento, RNM e retossigmoidoscopia flexível apontaram pobre resposta tumoral à terapia neoadjuvante. Reunião multidisciplinar definiu tratamento cirúrgico para excisão total do mesorreto. Na internação hospitalar para cirurgia, paciente apresentava edema assimétrico em todo membro inferior direito, empastamento da panturrilha direita, sem dor a dorsiflexão e com pulsos arteriais palpáveis bilateralmente. Seguiu com ecodoppler venoso de membro inferior direito e TC que demonstraram compressão de veia ilíaca externa (VIE) direita por adenomegalia. Optou-se por biópsia incisional de linfonodomegalias para esclarecimento diagnóstico. Anatomo-patológico revelou adenocarcinoma metastático no linfonodo inguinal direito, imuno-histoquímica favorecendo neoplasia primária em intestino grosso (CDX2 e CK20 positivos).

DISCUSSÃO

O caso clínico demonstra evolução de doença local para doença metastática em sítio raro durante tratamento com terapia neoadjuvância total (TNT) e protocolo de indução, significando um prognóstico desafiador para a equipe multidisciplinar. Além de alterar o estadiamento, o comprometimento da circulação local, comprimindo vasos calibrosos, como a VIE, causando edema em membro inferior e simulando um quadro de trombose venosa profunda. A literatura mostra que casos como o relatado, embora com pior prognóstico comparado a ausência de metástase linfonodal à distância, podem se beneficiar do tratamento com intenção curativa. A escolha da TNT antes da cirurgia tem como objetivo fornecer terapia sistêmica ininterrupta para erradicar micrometástases. Por fim, últimas revisões sistemáticas e metanálises sugerem que a TNT é uma estratégia promissora no câncer retal localmente avançado, com taxas superiores de resposta patológica completa em comparação com a terapia padrão.

PALAVRAS CHAVE

METASTASES; CÂNCER DE RETO; TERAPIA NEOADJUVANTE TOTAL

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Universidade de Passo Fundo (UPF) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

FRANCISCO COSTA BEBER LEMANSKI, MIGUEL DUDA SCHMITZ, JOSÉ FRANCISCO PARIZOTTO, CARLOS ANDRÉ DOS SANTOS CARNEIRO, GABRIELA KOHL HAMMACHER, GERMANO DANIELLI, ANELIZE SCHUSTER ZAGONEL , NICOLLE MESQUITA SALVADORI