Dados do Trabalho


TÍTULO

METASTASE CUTANEA EM PACIENTE COM CARCINOMA EPIDERMOIDE DE MARGEM ANAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O carcinoma de células escamosas(CEC) é uma neoplasia pouco frequente, correspondendo a 1-5% dos tumores intestinais. Entretanto, o risco de CEC vem crescendo recentemente. Dentre os principais fatores de risco para esta doença, estão infecção por genótipos de alto risco do papilomavírus humano (HPV), tabagismo, imunossupressão após transplante de órgãos sólidos, baixa contagem de CD4 e infecção pelo HIV.
A progressão de uma neoplasia intraepitelial grau 3 para neoplasia invasiva é incomum em imunocompetentes, porém é mais frequente em pacientes imunossuprimidos, especialmente HIV positivo, com baixa contagem de CD4 e infecção por HPV. Os tumores associados ao HPV usualmente apresentam p53 selvagem, justificando a boa resposta destes tumores ao tratamento concomitante da radioterapia e quimioterapia.
A doença metastática acontece em 10-20% dos doentes, sendo os locais mais afetados os nódulos linfáticos distantes, fígado e pulmão. Os locais menos afetados são o peritônio, ossos, cérebro e pele. A sobrevida aos 5 anos destes doentes reportada na literatura é de 18-21%. O tempo médio de surgimento 20 da doença metastática é 2 anos após tratamento para carcinoma anal localizado.

RELATO DE CASO

O paciente J.C.S. 56 anos, HIV positivo há mais ou menos 7 anos, em uso de antirretroviral, teve sua primeira consulta no HBL no dia 25 de março de 2018, com queixas de dor em região anal que piorava com as evacuações, seguido de sangramento vermelho-vivo associado as evacuações, no exame físico denotasse lesão vegetante em margem anal, realizado biopsia da lesão com seguindo achado do anatomopatológico, carcinoma epidermoide bem diferenciado, em exames de imagem para estadiamento evidenciou doença localmente avançada, após termino da quimioterapia e radioterapia, decidiu realizar ressecção abdominoperineal, evoluindo sem queixas em pos-operatório, retorna em consulta de seguimento denotando lesões cutâneas em região inguinal, sendo biopsiadas com achado de carcinoma epidermoide moderadamente diferenciado com invasão residual, submetido a resseção ampla da região com retalho local, segue em acompanhamento periódico sem recidiva da doença até o presente momento.

DISCUSSÃO

As metástases cutâneas são raras, no entanto, quando acontecem significa um prognóstico muito ruim para os pacientes. Teoricamente, qualquer malignidade pode produzir metástases cutâneas. As vias de disseminação são a via linfática ou a via sanguínea, por contiguidade e a implantação direta por procedimentos cirúrgicos.
Como foi disposto no caso clinico, é importante identificar as lesões afim de um diagnostico precoce e tratamento adequado, se fazendo necessário mais estudos referente ao tema, com a perspectiva de avanços no tratamento dessa afecção.

PALAVRAS CHAVE

Carcinoma epidermoide; Câncer anal, Imunossuprimido

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

Hospital Barão de Lucena - Pernambuco - Brasil

Autores

JUAREZ SILVESTRE NETO, MICHELLY MELLINNY QUEIROGA GOMES, ALINE RIBEIRO TEIXEIRA CAVALCANTE, CAMILA FERREIRA REBOUÇAS, SAMARA DUARTE OLIVEIRA, ICARO TORRES LAGE, JUSCIELLE DE SOUZA BARROS, NATALIA MAIA ESMERALDO PEIXOTO