Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO SECUNDARIO A INTUSSUSCEPÇAO POR LIPOMA DE COLON DESCENDENTE.

INTRODUÇÃO

Os lipomas representam a segunda neoplasia benigna mais frequente no cólon, excluindo-se os pólipos, correspondendo a 4% dos tumores benignos do intestino grosso em estudo clínico e a 5,8% em necropsias. (GUERRA, 2005). O presente estudo teve como objetivo relatar um caso incomum de intussuscepção colônica em um adulto, causada por lipoma de cólon descendente que resultou em abdome agudo obstrutivo.

RELATO DE CASO

S.N, feminino, 40 anos, foi atendida em um serviço de urgência da região metropolitana de João Pessoa por perda ponderal e sintomas suboclusivos há 3 semanas, com piora importante há 3 dias. Realizou TC de abdome que não determinou etiologia dos sintomas, diante disso realizou colonoscopia que evidenciou lesão ulcerada de cólon transverso associada a invaginação colônica. Foi encaminhada ao serviço de referência de abdome agudo e submetida laparotomia exploradora de urgência que confirmou intussuscepção em cólon descendente por lesão endurecida, de aproximadamente 5cm. Suspeitando de etiologia maligna, a equipe cirúrgica procedeu com colectomia parcial esquerda e confecção de colostomia. O resultado do estudo anatomopatológico foi de lipoma submucoso com ulceração da mucosa suprajacente de tamanho 4,5 cm, margens cirúrgicas sem evidência de malignidade. A paciente evoluiu com bom estado geral no pós operatório e recebeu alta hospitalar com orientação de retorno para programar reconstrução de transito intestinal.

DISCUSSÃO

Os lipomas podem ocorrer em todo o cólon, o ceco é o local mais comum de seu aparecimento seguido do cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e retossigmóide. Sua incidência aumenta após os 50 anos e em aproximadamente 80 % dos casos é único (REIS 2006). A grande maioria dos lipomas colônicos é assintomática, quando esses tumores atingem diâmetro aproximado de 4cm ou mais, produzem sintomas em mais de 75% dos doentes, tais como: dor abdominal tipo cólica, mudança de hábito intestinal, perda de peso, massa palpável, sangramento pelo ânus ou anemia. Com menos frequência os pacientes serão acometidos por sinais de obstrução quando o lipoma se apresenta como a "cabeça" de uma intussuscepção. Lesões com menos de 2 cm de diâmetro podem ser removidas endoscopicamente; por outro lado, lesões maiores ou que simulem maligidade devem ser submetidas a colectomia segmentar. Os dados apresentados nos mostram um caso incomum de abdome agudo obstrutivo causado por lipoma de cólon, que resultou em ressecção cirúrgica justificada pelo quadro clinico da paciente somado à incerteza diagnóstica. A ressecção cirúrgica para casos de intussuscepção colônica é infrequente. A etiologia deve ser investigada com a TC de Abdome (exame padrão-ouro), e individualizada para cada caso; já a colonoscopia ficará restrita a situações específicas, sendo contraindicada para aqueles de apresentação aguda obstrutiva e sinais toxêmicos.

PALAVRAS CHAVE

intussuscepção, obstrução intestinal, lipoma de cólon

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Hospital Municipal Santa Isabel de João Pessoa -Pb - Paraíba - Brasil

Autores

MICHELLY MELLINNY QUEIROGA GOMES, MARTINA BRAGANTE FERNANDES PIMENTA, DANILO MICAEL LUCENA E CARVALHO, EDSON IZIDORIO DA SILVA JUNIOR, JUAREZ SILVESTRE NETO, SHIRLANE FRUTUOSO MALHEIROS , ALBERTO LUIZ DUARTE MARINHO