Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA NEUROENDOCRINO DE CANAL ANAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Os tumores neuroendócrinos (NETs) são um grupo heterogêneo de neoplasias representando 0,49% dos tumores malignos e podem surgir em diversas partes anatômicas, principalmente no sistema gastrointestinal. Devido à raridade, é mister compartilhar achados clínicos e histológicos estimulando o raciocínio em diagnósticos diferenciais e pesquisas futuras.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 48 anos, etilista social, queixava-se de ressecamento de fezes e nódulo anal, hematoquezia e dor local. Nega ociosidade, refere dieta balanceada com fibras e boa ingesta hídrica. Ao exame físico: abdome plano, flácido, sem visceromegalias e indolor à palpação superficial e profunda. Ao exame proctológico: lesões verrucosas perianais e plicomas; ao toque lesão endurecida no canal anal posterior, com avaliação comprometida devido a dor intensa, a qual impossibilitou a realização da anuscopia. A Ileocolonoscopia: úlcera em canal anal, com fibrina. Realizada biópsia, cujo histopatológico demonstrou em meio à úlcera, grupamentos celulares hipercromáticos, pouco coesos, de padrão arquitetural difuso e pleomórficos, favorecendo o diagnóstico de carcinoma neuroendócrino de grandes células. A análise imunoistoquímica revelou elevado índice de proliferação celular (Ki-67), que somado à marcação par sinaptofisina, negatividade para p63 e CK20, corroboraram para o diagnóstico de NET de alto grau. Paciente submetida a quimioterapia.

DISCUSSÃO

Os NETs originam-se a partir das células neuroendócrinas difusas de Kulchitsky ou das cromafins que revestem o epitélio do trato respiratório e do sistema digestivo. A sintomatologia não é patognomônica, sendo as queixas principais a hematoquezia, tenesmo, dor local e alterações dos hábitos intestinais. O diagnóstico dos NETs inclui exames de imagem e endoscopia digestiva baixa associado a marcação imunoistoquímica como o Ki-67 e sinaptofisina. Esses marcadores também são utilizados para o estadiamento da lesão, no qual os NETs são classificados em grau 1, grau 2 e grau 3. A distinção é feita a partir da proliferação celular sendo analisados o número de mitoses por 10 campos e/ou percentual do Ki67. A paciente apresentava à ilieocolonoscopia, úlcera em canal anal, com fibrina, associado a elevado índice de proliferação celular e sinaptofisina positivos, o que corrobora o diagnóstico de carcinoma neuroendócrino de alto grau. A negatividade para CK20 e CD56 excluem carcinoma de células de Merkel, assim como a ausência de marcação para proteína p-63 excluem o carcinoma de células escamosas e o carcinoma misto neuroendócrino e de células escamosas (não neuroendócrino). O tratamento do NET e o bom prognostico dependerão do grau de diferenciação tumoral, tamanho do tumor, localização e aderência ao tratamento, tornando a conduta terapêutica complexa e dependente de variáveis. A abordagem terapêutica pode ser ressecção endoscópica, cirurgia ou somente quimioterapia caso, no momento do diagnóstico, apresente metástases ou devido ao grau da lesão.

PALAVRAS CHAVE

carcinoma neuroendocrino; sinaptofisina; antígeno Ki-67; canal anal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - Tocantins - Brasil

Autores

BRENO GOMES DE SOUZA, CAMILLA FERREIRA MAGALHÃES FRANCO, PLÍNIO MEDEIROS FILHO, HAMILTON FRANCO FILHO, ARETA AGOSTINHO RODRIGUES DE SOUZA, KÁSSIA STEFANNY DE COSTA, JERSON NUNES CHAVANTE FILHO, VITÓRIA CAROLINA SANTOS BESSA