Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DA DOR POS OPERATORIA EM CIRURGIA ORIFICIAL : COMPARAÇAO ENTRE DOIS TIPOS DE ANESTESIA

OBJETIVO

A dor é a complicação mais frequente e mais temida pelos pacientes submetidos à cirurgias orificiais, sendo motivo de postergação do tratamento cirúrgico em alguns casos, com risco de evolução para piora clínica e aumento do risco de complicações mais severas ao doente. Tentando minimizar esses efeitos colaterais indesejáveis e diminuir o tempo de internação hospitalar, vários estudos vem demonstrado formas alternativas e mais seguras de analgesia pós-operatória em cirurgias orificiais sem, no entanto, aumentar a incidência de complicações associadas ao tipo de técnica analgésica. O objetivo deste estudo foi comparar duas técnicas anestésicas : Raquianestesia com bupivacaína hiperbárica 0,5% associada ao bloqueio do nervo pudendo utilizando levobupivacaína 0,5% com vasoconstrictor "versus" Raquianestesia com bupivacaína hiperbárica 0,5% e morfina , para cirurgias orificiais , quanto à sua eficácia para analgesia pós-operatória, a fim de diminuir o tempo de internação hospitalar, o risco de complicações pós-operatórias como o espasmo esfincteriano, por exemplo , e a ansiedade do paciente , proporcionando um retorno mais precoce às suas atividades habituais.

MÉTODO

Trata-se de um estudo comparativo . Foi avaliada a dor pós operatória nos pacientes através de escalas numérica e visual de dor , após quarenta e cinco minutos, cento e vinte minutos e vinte e quatro horas após o término do procedimento , numa amostra de 61 pacientes, entre 01 de setembro de 2019 e 15 de janeiro de 2020 , no Hospital Santa Isabel de João Pessoa-PB. Todos os pacientes foram operados pela equipe do Serviço de Coloproctologia do Hospital-Escola.

RESULTADOS

Como resultados , tivemos a presença de dor pós operatória em 32% dos pacientes. Houve significância estatística entre os dois métodos :
Dentre os pacientes submetidos à raquianestesia com morfina, 19 apresentaram dor. 1 apresentou dor leve aos 45 minutos, 2 pacientes apresentaram dor leve aos 120 minutos. Após 24 horas do procedimento cirúrgico, 3 pacientes apresentaram dor leve, 2 dor moderada e 1 dor intensa.
Os pacientes submetidos a raquianestesia com bloqueio do nervo pudendo bilateral não apresentaram dor aos 45 e 120 minutos após a cirurgia. Após 24 horas, 3 pacientes referiram dor leve e 1 paciente referiu dor moderada.
Além disso, entre as complicações pós operatórias, tivemos como principal a retenção urinária (6%), sendo todos incluídos no grupo de raquianestesia e morfina.

CONCLUSÕES

Através desse estudo, foi observado que a raquianestesia associada ao bloqueio do nervo pudendo bilateral diminuiu consideravelmente a dor no pós operatório, sendo uma importante opção ao uso da morfina e às suas consequências negativas, como, principalmente a retenção urinária no pós operatório.
Sabemos que a dor é uma consequência temida pelos pacientes submetidos a cirurgias orificiais. A escolha da técnica adequada pode diminuir significativamente a dor, a resposta metabólica ao trauma, a ansiedade e reduzir necessidade do uso de drogas pós-op.

PALAVRAS CHAVE

cirurgia orificial ; dor pos operatoria ; anestesia proctológica

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL MUNICIPAL SANTA ISABEL - Paraíba - Brasil

Autores

JESSICA MONTENEGRO PONTES, ALANA BATALHA DIOGENES, SHIRLANE FRUTUOSO MALHEIROS, MONICA LEITE ABRANTES, LETÍCIA AIRES BENJAMIN