Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM TERAPEUTICA DA DOENÇA DE CROHN NA INFANCIA POR MEIO DA MONITORIZAÇAO DE RESPOSTA DO ADALIDUMABE

INTRODUÇÃO

A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, transmural e segmentar, de etiologia multifatorial, com incidência na população pediátrica aumentando nas últimas décadas. O objetivo terapêutico não é apenas o controle da sintomatologia, mas o controle inflamatório, por agentes que ajudem no processo de cicatrização da mucosa e acautelem lesões estruturais irreversíveis, além de complicações que podem levar à hospitalização e cirurgia...A monitorização de resposta terapêutica no uso dos anti-TNFs é possível por meio do seu nível sérico.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 13 anos, em acompanhamento no ambulatório de coloproctologia do hospital universitário professor Alberto Antunes (HUPAA). Diagnosticada com DC em uso de adalidumabe. Paciente sem resposta clínica, sendo necessário várias internações hospitalares. Durante esse período, apresentou piora da fissura perianal e atividade endoscópica intensa em sigmoide e reto, com nível sérico do adalidumabe acima do valor de referência, sendo substituído pelo vedolizumabe.

DISCUSSÃO

São expostas peculiaridades e implicações sobre a DC na infância, relacionando-a às demais informações presentes na literatura, alertando para a gravidade da doença nesta faixa etária, além do impacto da monitorização sérica do adalidumabe, avaliando sua funcionalidade, perda de resposta e efeito adverso.

PALAVRAS CHAVE

Doença de crohn, Adalidumabe, Vedolizumabe

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

HUPAA-UFAL - Alagoas - Brasil

Autores

MANOEL ALVARO LINS NETO, JOÃO OTÁVIO MORAES ROLIM