Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA EM ESPECIME DE APENDICECTOMIA

INTRODUÇÃO

As neoplasias de apêndice são raras, com incidência de aproximadamente 0,12 a 2,6 por milhão de pessoas por ano no século XX. Elas representam apenas 0,5 a 1% de todas as neoplasias intestinais. A maioria dos adenocarcinomas apendiculares são encontrados em espécimes de apendicectomia por um quadro de apendicite aguda. Em menos de 20% dos casos o câncer é encontrado incidentalmente na cirurgia por outras causas.

RELATO DE CASO

M.D.S.S., 26 anos, sexo feminino, submetida a apendicectomia por quadro de abdome agudo inflamatório, espécime cirúrgico com diagnóstico histopatológico de adenocarcinoma não mucinoso, com localização na metade distal do apêndice e infiltração até a camada muscular, porém com ausência de envolvimento neoplásico da base. Invasão vascular sanguínea e linfática não detectadas e margens cirúrgicas livres de neoplasia. Colonoscopia sem sinais endoscópicos compatíveis com infiltração neoplásica da mucosa cecal. Tomografia computadorizada (TC) de abdome total sem alterações e CEA não reagente. Realizado Hemicolectomia direita por videolaparoscopia com ressecção de 18 linfonodos. Espécime cirúrgico livre de acometimento neoplásico e ausência de comprometimento linfonodal.

DISCUSSÃO

A maioria dos adenocarcinomas apendiculares são diagnosticados no pós-operatório, em espécimes de apendicectomia. Não existem diretrizes especificas de estadiamento para um adenocarcinoma apendicular. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões do Cólon e Reto (ASCRS) devemos realizar a mesma avaliação para estadiamento do câncer colorretal com TC de tórax, abdome, pelve e colonoscopia para excluir malignidades sincrônicas. De 13 a 42% dos pacientes com lesão epitelial primaria do apêndice apresentam neoplasia colorretal concomitante. A indicação da hemicolectomia direita está associada a uma maior taxa de sobrevida se comparada a simples apendicectomia para adenocarcinomas que invadem mais profundamente que a submucosa.

PALAVRAS CHAVE

CÂNCER COLORRETAL; ADENOCARCINOMA ; APÊNDICE CECAL;

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES - Alagoas - Brasil

Autores

DIOGO CÉSAR MAURÍCIO DE OLIVEIRA JATOBÁ