Dados do Trabalho


TÍTULO

Diagnóstico Diferencial da Proctalgia Aguda: uma Revisão Sistemática.

OBJETIVO

Revisar a respeito do diagnóstico diferencial da proctalgia aguda e das suas implicações na qualidade de vida dos indivíduos, a fim de fomentar o diagnóstico precoce dessa condição e o manejo terapêutico adequado.

MÉTODO

Uma seleção de estudos foi realizada através da busca por artigos com as palavras-chave “proctalgia”; “dor anal aguda”; “fissura anal”; “crise hemorroidária” e “abcesso perianal” no UpToDate e PubMed entre 27/05 e 03/07/2021. Os critérios de elegibilidade dos artigos foram: data de publicação e seu fator de impacto. Na totalidade, foram selecionados 15 artigos, sendo 8 excluídos.

RESULTADOS

A proctalgia aguda é um sintoma inespecífico, podendo seu diagnóstico etiológico não ser estabelecido durante uma visita inicial. Entre as suas principais causas estão: a fissura anal, a crise hemorroidária e o abcesso. O diagnóstico diferencial dessas lesões é sobretudo clínico - anamnese detalhada e exame físico proctológico completo -, devendo-se esclarecer se a localização da dor é perianal ou anal e, se for perianal, a(s) localização(ões) exata(s) da dor. A fissura anal gera sangramento e dor anal lacrimejante (em repouso), manifestações exacerbadas pela defecação, tornando-se muitas vezes debilitantes por várias horas. Geralmente uma fissura anal aparece como um rasgo longitudinal no anoderma que geralmente não se estende mais proximalmente do que a linha dentada, sendo que em fase aguda aparece como uma laceração recente e superficial. A crise hemorroidária é uma causa de dor anal intensa que pode ter outros sintomas associados, não necessariamente associados à evacuação, como: sangramento, prurido anal, prolapso, incontinência fecal leve, inchaço no ânus, nódulo perianal trombosado, secreção de muco, umidade ou sensação de plenitude na área perianal. Os abcessos anorretais costumam gerar dor intensa e constante na área anal ou retal, e não costuma estar associada à evacuação. Sintomas constitucionais, como febre e mal-estar, são prevalentes também. Ademais, a drenagem retal purulenta pode ser observada se o abscesso começou a drenar espontaneamente. Um abscesso anorretal superficial pode ser diagnosticado no exame físico com achados de eritema perianal e uma massa palpável, geralmente flutuante. Já um abscesso mais profundo pode ser diagnosticado pela sensação de uma massa sensível, geralmente flutuante, internamente no exame retal digital ou por estudos de imagem.

CONCLUSÕES

Embora as principais condições de proctalgia se assemelhem nas suas apresentações clínicas, observou-se que a associação de uma anamnese e de um exame físico rigoroso é imprescindível para se aproximar/chegar ao diagnóstico. Avaliar possíveis causas secundárias às lesões é igualmente importante, em especial para que o manejo terapêutico seja realizado de forma eficaz. Portanto, o diagnóstico diferencial dessas patologias deve ser precoce, tendo em vista que geram desconforto intenso nos indivíduos e possuem chance de crucificação e/ou de complicações se não tratadas adequadamente em tempo hábil.

PALAVRAS CHAVE

Dor anal. Proctalgia aguda. Diagnóstico diferencial.

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ISABELA LAZAROTO SWAROWSKY, FELIPE STEFFENS MARTINS, INÁCIO SWAROWSKY, MATEUS DE ARRUDA TOMAZ, EDUARDA LEMOS WINK, THIAGO HENRIQUE GEWER HOFF, GUSTAVO LAZAROTO SWAROWSKY, DÓRIS MEDIANEIRA LAZZAROTTO