Dados do Trabalho


TÍTULO

EFICACIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMPARADA A DA COLONOSCOPIA PARA O DIAGNOSTICO E LOCALIZAÇAO DE TUMORES COLORRETAIS EM PACIENTES IDOSOS

OBJETIVO

objetivo primário do estudo: avaliar a capacidade da tomografia computadorizada (TC) em detectar e localizar tumores colorretais.
objetivos secundários: avaliar a acurácia da TC em estimar o estadios T e N pré-cirúrgicos e a acurácia em estimar a extensão do tumor.

MÉTODO

Trata-se de estudo retrospectivo, no qual foram incluídos pacientes com idade maior ou igual a 65 anos, operados por CCR, entre 2009 e 2019, submetidos previamente a TC e colonoscopia. Idade, sintomas e laudos dos dois exames foram coletados dos prontuários. Para cada laudo de TC, foi identificado se houve detecção de lesão tumoral e sua topografia. Para atender aos objetivos secundários, foram compilados dados referentes ao tamanho do tumor, grau de invasão tumoral e suspeita de linfonodos acometidos, o que permitiu a classificação prévia segundo o padrão TNM. O padrão-ouro para comparação de ambas as análises foi a descrição cirúrgica e o exame anatomopatológico.

RESULTADOS

Foram incluídos 38 pacientes, com média de idade de 72 anos. Apenas 2 pacientes não apresentavam sintomas previamente ao diagnóstico. A sensibilidade da TC em identificar os tumores colorretais foi de 97,4% (IC 95%: 86,2-99,9%). Desses, em todos, a localização foi corretamente apontada. A acurácia da TC para identificar tumores avançados (T3/T4) foi de 89,4% (IC 95%: 66,9-98,7%). Quanto ao acometimento linfonodal, houve sensibilidade de 61,5% (IC 95%: 31,6-86,1%) e especificidade de 78,9% (IC95%: 54,5-93,9%). Com relação à capacidade da TC em estimar o tamanho do tumor, foi encontrado diferença de 2,3 mm + 14,1 mm (p = 0,404) entre a média do tamanho dos tumores na TC e a média na análise histopatológica.

CONCLUSÕES

A TC mostrou-se eficaz para detectar tumores colorretais em pacientes idosos com sintomas sugestivos de CCR. Além disso, oferece o benefício de identificar os tumores avançados (T3/T4) e estimar o prognóstico pré-cirúrgico.

PALAVRAS CHAVE

tomografia computadorizada, colonoscopia, cancer colorretal, idosos

Área

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

Instituições

HOSPITAL DE CLINICAS UFPR - Paraná - Brasil

Autores

MARIA CRISTINA SARTOR, ARTHUR AKIO KONNO SAITO