Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMOR WILMS: CANCER RENAL ASSOCIAÇAO COM CANCER TIREOIDE

INTRODUÇÃO

O tumor de Wilms é a neoplasia renal mais comum em crianças e é um dos cânceres mais comuns na primeira infância. Possuí origem mesodérmica, surgindo a partir do blastoma metanéfrico remanescente. Os subtipos histológicos mais frequentes dos canceres de células renais são: células claras, papilífero e cromófobo. Em alguns casos, podem ocorrer metástases ao diagnóstico, sendo mais comum para o pulmão, mas podendo ocorrer em fígado, cérebro, ossos e linfonodos.
O presente estudo tem por objetivo relatar um caso de uma possível e incomum metástase para glândula tireóidea, originada de tumor de células renais.

RELATO DE CASO

T.S.F. 17 anos
Paciente com histórico de tratamento por tumor de wilms aos 6 anos de idade, na ocasião nefrectomia esquerda e metastasectomia pulmonar.
Atualmente aos 17 anos apresenta lesão volumosa em glândula tireoide, PAAF = neoplasia papilífera.
Submetida tireoidectomia total com linfadenectomia cervical nível 6. Anatomotológico com estadiamento pT2pN2. Tomografia tórax e abdômen sem evidências de demais lesões neoplásicas.
Apenas tumor renal pode apresentar subtipo histológico carcinoma papilífero e considerando histórico paciente
existe possibilidade tratar-se recidiva rara em glândula tireoide, não apenas outro tumor primário.
Sendo assim paciente foi encaminhada para centro de genética para ser submetida teste genéticos e biomolelulares devido raridade comportamento tumoral.
Até momento realizado iodoterapia e supressão TSH.
Encontra-se em seguimento sem evidências de lesões neoplasicas em atividade até o momento.

DISCUSSÃO

O tumor de Wilms ou nefroblastoma, é a neoplasia renal mais comum em crianças com aproximadamente 500 novos casos diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano. As manifestações clínicas, em ordem de frequência, são a presença de massa palpável em região abdominal, hipertensão arterial, hematúria, dor abdominal, obstipação intestinal e infecção do trato urinário.

O tumor é assintomático ou oligosimtomatico, possui origem mesodérmica, surgindo a partir do blastoma metanéfrico remanescente. Os subtipos histológicos mais frequentes dos canceres de células renais são: células claras, papilífero e cromófobo. Como evidenciado na paciente em questão, em alguns casos, podem ocorrer metástases ao diagnóstico, sendo mais comum para o pulmão.

Ao contrário do descrito em relação aos tumores de células renais, os tumores malignos de tireoide não são comuns em pacientes pediátricos. Estudos mostram números pequenos de pacientes pediátricos com câncer de tireoide, com uma incidência anual de 0,54 casos por 100.000 habitantes – equivalente a uma prevalência de 10 por 100.000 crianças de 1 a 18 anos. Apesar dessa pequena incidência, corrobora-se a hipótese da neoplasia de tireoide ser metástase por também ser carcinoma papilífero assim como o tumor renal de Wilms.

Área

UROLOGIA

Instituições

Centro Universitário FAG / CEONC - Hospital do Câncer - Paraná - Brasil

Autores

Rene Augusto Weirich, Cláudia Fernanda Camini, Marcelino Paiva Martins, Silvia Casanova Baldissera, Flavio Luise Bressan