Dados do Trabalho


TÍTULO

PROGRAMA DE CUIDADOS INTEGRAIS APLICADO A CIRURGIA TORÁCICA EM IDOSOS: PROJETO PILOTO E RESULTADOS INICIAIS

OBJETIVO

Este trabalho se propõe a mostrar o desenvolvimento de um programa de cuidados integrais numa população de pacientes idosos submetidos à cirurgia torácica eletiva.

MÉTODO

Estudo retrospectivo o qual descreve a implementação de um programa de cuidados multidisciplinar baseado nos programas de cirurgia “Fast Track” e “Enhanced Recovery” nos pacientes idosos que foram submetidos à cirurgia torácica eletiva no Hospital Sancta Maggiore Higienópolis no período de 01 de julho de 2017 até 30 de abril de 2018 que preencheram os critérios de inclusão e exclusão.

RESULTADOS

No estudo 80 pacientes foram submetidos a cirurgia torácica eletiva no período proposto com idade entre 60 a 85 anos. Os pacientes foram avaliados e preparados no ambulatório da cirurgia torácica, avaliação pré-operatória, nutrição, participaram de reunião multidisciplinar previamente. Receberam preparo imuno-nutricional, internaram com jejum de 8 hs e 2hs antes da cirurgia receberam solução de maltodextrina. Posteriormente seguiram para o preparo pré-operatório onde eram abordados pela anestesia e medicina integrativa. Pela medicina integrativa foram utilizadas técnicas de aromoterapia, massagem, acupuntura. No intra-operatório foi reduzido uso de opióides, realizada hidratação e hemotransfusão parcimoniosas, evitado hipoglicemia, uso de meias elásticas e sala a 25oC. A cirurgia foi minimamente invasivas (videocirurgia) sempre que possível, Após a recuperação pós anestésica os pacientes foram encaminhados para o quarto, exceto os que apresentaram algum tipo de instabilidade ventilatória ou hemodinâmica foram encaminhados a UTI. No quarto foram acompanhados pela equipe médica de cirurgia torácica, geriatria, cuidados integrativos e demais equipe multidisciplinar, quando foram direcionados o mais breve possível para diversas atividades físicas e psicossociais. Quando tinham condições clínicas receberam alta hospitalar com o primeiro retorno ambulatorial com cirurgia torácica em até 10 dias.

CONCLUSÕES

É factível e segura a implementação de programas que visam uma recuperação rápida e otimizada na população idosa que submetida cirurgia torácica eletiva. O programa forneceu uma estrutura para iniciar e protocolar medidas sistemáticas a fim de melhorar o atendimento desses pacientes e provavelmente trazer melhores resultados quanto a recuperação pós-operatória; conclusões essas que logo serão demonstradas em estudo andamento.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil

Autores

Daniela Cristina Almeida Dias, Bruno Fernando Binotto, Thiago Carvalho Gáudio, Julio Mott Ancona Lopez, Andre Miotto, Pedro Augusto Antunes Honda, Marcio Botter, Jorge Henrique Rivaben