Dados do Trabalho


TÍTULO

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS E SUAS DIFERENTES ETIOLOGIAS: RELAÇAO ENTRE PARAMETROS CLINICOS, LABORATORIAIS E TERAPEUTICOS.

OBJETIVO

As Hemorragias Digestivas são causas comuns de complicações do trato digestivo. Por apresentarem significativas taxas de morbidade, mortalidade e altos custos para a saúde pública dos países, trata-se de uma condição médica de elevada relevância para estudos e pesquisas. Mais frequentemente é causada por úlceras pépticas, varizes esofágicas, doenças diverticulares e neoplasias. As formas de apresentação da doença variam de acordo com a intensidade de seu sangramento, desde assintomáticas até hematêmese, enterorragia e choque.
Este trabalho tem como objetivo levantar relações entre parâmetros clínicos, laboratoriais e terapêuticos em pacientes com diferentes etiologias de hemorragia digestiva e correlacionar com a evolução dos doentes.

MÉTODO

Foram estudados prospectivamente pacientes admitidos no Pronto Socorro Central da Santa Casa de São Paulo com confirmação diagnóstica de hemorragia digestiva. Os quais apresentem os seguintes critérios: Hematêmese, melena, enterorragia ou hematoquezia. A avaliação da HD será baseada nos seguintes exames: albumina, plaquetas, fator de coagulação, ureia, hematócrito, tempo de protrombina, TGO, TGP, bilirrubina total, bilirrubina direta e bilirrubina indireta além de avaliação endoscópica, por um período de 18 meses (até janeiro de 2019).
Os dados foram avaliados e comparados dentre as diferentes etiologias de Hemorragia Digestiva nos pacientes que participaram do estudo, considerando, também, o tratamento empregado e a evolução destes doentes. Tais dados foram colhidos, através de um protocolo que foi transferido para uma planilha no Excel e analisados através dos testes estatísticos t-Student e Qui-quadrado, considerando p <0,05 como significante.

RESULTADOS

Acompanhou-se prospectivamente 140 casos de suspeita e/ ou confirmação de Hemorragia Digestiva (HD) que deram entrada no serviço do Pronto Socorro da Santa Casa de São Paulo. Ao se observar a proporção de Hemorragias Digestivas nos sexos masculino e feminino, temos: 102 casos em indivíduos do sexo masculino, correspondendo a 72% dos casos e 38 casos em mulheres, correspondendo a 27% dos casos. A média de idade dos pacientes internados foi de 58,6 anos + 14,9. O tempo de internação médio para esses pacientes foi de 11 dias + 16,9. Foi constatato que 5,7% dos pacientes acabaram retornando ao serviço como segunda e terceira passagens (total de 8 pacientes). Ao final da pesquisa, 72% dos pacientes receberam alta hospitalar (101 casos), 27% (38 casos) evoluíram à óbito e 1 paciente evadiu do serviço. Com relação à etiologia dos sangramentos, temos 39% de HD por úlceras pépticas, 20% por varizes de esôfago, 10% por hemorragia digestiva baixa, 2% por neoplasias e 27% por outras etiologias.

CONCLUSÕES

Conclui-se com o presente estudo que a hemorragia digestiva é uma causa frequente de internações no pronto-socorro, e que apresenta um alto índice de mortalidade. Recidivas do sangramento não são raras e podem contribuir para uma evolução desfavorável.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

FCMSCSP - São Paulo - Brasil

Autores

Rodrigo Vasconcellos Gusmão, Caio Henrique Gasparotto Nogueira, Eduardo Takashi Hirata, Marcela Rodrigues Santos do Nascimento, Tercio de Campos, Maurício Alves Ribeiro, Caio de Carvalho Zanon