Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS DOADORES DE ORGAOS NO ESTADO DO PARA, NO PERIODO DE JANEIRO DE 2015 A DEZEMBRO DE 2017.
OBJETIVO
Analisar o perfil epidemiológico dos doadores de órgãos no Estado do Pará, no período de 2015 a 2017.
MÉTODO
Estudo epidemiológico e descritivo baseado nos dados disponíveis pelo Registro Brasileiro de Transplantes - RBT, através da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. A casuística da presente pesquisa foi de 79, de forma que as informações tabuladas foram, posteriormente, analisadas. As variáveis do trabalho abordaram gênero, causa do óbito, faixa etária e tipo sanguíneo.
RESULTADOS
Segundo os dados do RBT, dos 79 doadores, 65 eram do gênero masculino, enquanto 14 eram do gênero feminino. Quanto ao critério idade, foi encontrado um pico entre os 18 a 34 anos, obtendo-se um total de 43 doadores. Na variável causas do óbito, o Estado do Pará apresentou um maior número em casos de TCE, totalizando 60, seguido por outras causas e AVC, 11 e 8 doadores, respectivamente. Em relação ao tipo sanguíneo, 22 eram tipo A, 1 do tipo AB, 10 do tipo B e 46 do tipo O. Por fim, quanto ao tipo de raça/cor, os dados foram ignorados pela base.
CONCLUSÕES
A partir do exposto neste trabalho, conclui-se que a maioria dos doadores de órgãos no Estado do Pará eram homens, entre 18 e 34 anos de idade, decorrentes de TCE, do tipo sanguíneo O.
Área
TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS
Instituições
Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA - Pará - Brasil
Autores
Victória de Jesus Athayde Amin, Matheus Gonçalves Maués, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Alessandra Barros Dysarz