Dados do Trabalho


TÍTULO

Tricobezoar Gástrico

INTRODUÇÃO

Bezoar gástrico é definido como um corpo estranho, comumente encontrado como uma massa sólida no estômago, devido ao acúmulo de material ingerido. São classificados de acordo com sua composição, sendo o tricobezoar devido a ingestão de cabelos. É mais comum em mulheres jovens e quase sempre está associado a distúrbios psiquiátricos. São raros, e por causarem sintomas inespecíficos, como dor abdominal, náuseas, vômitos, sensação de saciedade precoce, anorexia, perda de peso, podem sem confundidos com outras patologias. Sendo assim, muitas vezes são achados ocasionais em exames de imagem, cerca de 0,3% em endoscopias gástricas.

RELATO DE CASO

G.N.C, feminina, 14 anos, portadora de distúrbio de ansiedade. Inicialmente com queixa de sialorréia, vômitos e epigastralgia. Ultrassonografia abdominal evidenciou imagem hiperecogênica com forte sombra acústica na região epigástrica. Endoscopia digestiva alta com grande quantidade de fios de cabelo, entremeados a restos alimentares, ocupando toda a cavidade gástrica, impedindo a visualização da mucosa e progressão do aparelho.
Realizada gastrotomia videolaparoscópica e retirada do tricobezoar. Evoluiu favoravelmente no pós operatório, mas 9 DPO apresentou febre, hiperemia da ferida operatória e leucocitose com desvio. Tomografia abdominal mostrou coleção intra cavitária junto a parede abdominal, estendendo-se desde as goteiras parietocólicas e fundo de saco posterior.
Nova abordagem videolaparoscópica evidenciou pequena fistula gástrica com possibilidade de ressecção do segmento acometido.
Após 7 dias, evoluiu com nova coleção intra-abdominal, realizada drenagem percutânea e antimicrobianos de largo espectro. Culturas da secreção abdominal mostraram Candida ssp, Enterococcus Faecalis e Prototheca Wickerhannii.
Recebeu alta hospitalar após 37 dias de internação.
Durante toda internação a paciente apresentou significativas alterações de humor , com necessidade de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de medicações especificas para controle do quadro psiquiátrico.

DISCUSSÃO

O tricobezoar é uma patologia rara e diagnóstico diferencial de tumores intra abdominais deve ser suspeitado. Neoplasias malignas podem apresentar sintomas como massa abdominal palpável, emagrecimento severo e hiporexia. Geralmente está associado a um distúrbio psiquiátrico de base, sendo importante uma abordagem multidisciplinar do paciente.
É o tipo de bezoar com maior incidência de complicações, podendo se destacar perfuração gastrointestinal, intusussepcão, obstrução intestinal.
O tratamento dessa doença pode ser por abordagem endoscópica, sendo reservada a cirurgia para casos de tumores mais volumosos.
​Como complicação pós operatória destaca-se a infecção do sítio cirúrgico, por se tratar de um material extremamente contaminado. Fístulas gástricas devem ser suspeitadas nos casos de complicação pós operatória, devido ao acometimento inflamatório crônico e espessamento da parede gástrica previamente.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Instituto BIOCOR - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Rosaria Medeiros Peres, Fernanda Ramos Brandão, Paula Braga Nunes, Angerson Caetano Cecatto, Romulo Andrade Souki, Eduardo Reis Maia, Lucas Braga Cecatto, Alexandre Melo Cardoso