Dados do Trabalho


TÍTULO

COLECISTITE HEMORRAGICA: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A colecistite hemorrágica é uma complicação rara, com alta mortalidade e morbidade, sendo que na literatura foram relatados apenas 31 pacientes com esse quadro. A presença de sinais clínicos inespecíficos dificulta o diagnóstico devido a uma vasta gama de diagnósticos diferenciais mais comuns, como colecistite aguda litiásica, trauma e discrasias sanguíneas.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 83 anos, no oitavo dia de pós-operatório de correção de aneurisma de aorta abdominal e colocação de stent em artéria renal direita. Tem como antecedentes: ex-tabagismo, doença renal crônica não dialítica, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e estava em uso de dupla antiagregação. Há um dia apresentou quadro de dor abdominal de forte intensidade em região de hipocôndrio direito associado à hipotensão arterial, epigastralgia, náuseas e vômitos. Ao exame físico, apresentava abdome distendido, hipertimpânico, doloroso à palpação superficial e profunda. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose (17.780). A tomografia computadorizada de abdome evidenciou sangramento para o interior da vesícula biliar, com moderada presença de liquido serossanguinolento circundando o fígado, sendo sugestivo de colecistite aguda hemorrágica com presença de coleção ao redor. Havia ainda aneurisma fusiforme da aorta abdominal, com prótese endovascular no interior do vaso, e possíveis sinais de endoleak. A avaliação da cirurgia endovascular sugeriu como hipótese diagnostica hemorragia intra-vesícula biliar a esclarecer. A conduta terapêutica foi a realização da angiografia de aorta abdominal, mesentérica superior, tronco celíaco e artérias hepáticas, sendo evidenciado sangramento ativo de artéria cística, com sua embolização e de ramos hepáticos de leito da vesícula biliar. Em seguida, foi encaminhado para o centro cirúrgico para a realização da colecistectomia videolaparoscópica (VLP) de emergência. Ao inventário da cavidade, foi encontrada vesícula biliar distendida, com paredes espessadas, aderida ao grande omento e cólon transverso, com perfuração do corpo da vesícula por coágulo na face peritoneal. Foi prescrito piperacilina/tazobactam e realizado transfusão de crioprecipitado. Após oitavo dia de VLP, evoluiu com melhora clínica e sem outras intercorrências.

DISCUSSÃO

A colecistite hemorrágica é de difícil diagnostico, tendo o exame de imagem extrema importância na maioria dos casos, pois pode evidenciar extravasamento de sangue para a vesícula biliar. No caso apresentado, a TC de abdome apresentou tal achado, favorecendo o diagnostico pré-cirúrgico. O tratamento cirúrgico é o indicado, porém complexo, principalmente devido ao quadro geral do paciente, que possui outras comorbidade e está em uso de anticoagulantes. A boa evolução do paciente descrito evidencia que o diagnostico e o tratamento precoces favoreceram esse desfecho.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Santa Lúcia Norte - Distrito Federal - Brasil

Autores

Camilla Gatto Oliveira Thomé, Rachel Gonçalves Nihari, Pedro Gatto Oliveira Thomé, Matheus Oliveira Santos, Lucas Vitorino Eliam, Alexandre Augusto Giovanini, Juhad Ezzeddine Abdul Hak, Gustavo Alves Araújo Ferreira