Dados do Trabalho


TÍTULO

DISSECÇAO AORTICA TIPO A RETROGRADA: UM RELATO DE CASO E IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO POR IMAGEM

INTRODUÇÃO

A síndrome aórtica aguda é um termo que inclui a dissecção aórtica, hematoma intramural e ulcerações ateroscleróticas penetrantes. Essas condições apresentam-se de forma abrupta e com patologia potencialmente fatal envolvendo a parede da aorta. A dissecção aórtica é a forma mais comum, entretanto sua incidência no registro internacional é de 2,6 a 3,5 casos por 100.000 pessoas/ano. A dissecção de aorta se dá a partir de um enfraquecimento da parede aórtica, caracterizada por desgaste e perfuração da camada íntima, formando uma lágrima intramural. Podendo boquear o fluxo sanguíneo na luz verdadeira, afetar outras artérias e gerar complicações: ruptura aórtica, derrame pericárdico, tamponamento cardíaco, dissecção retrógrada e choque cardiogênico. A angiotomografia computadorizada por “Triple-rule-out”, é um protocolo radiológico que analisa simultaneamente as artérias coronárias, aorta e artérias pulmonares, tornando-se uma ferramenta usada na diferenciação de hipóteses diagnósticas, eliminando a necessidade de outros testes diagnósticos em mais de 75% dos pacientes.

RELATO DE CASO

Homem, 61 anos de idade, hipertenso, admitido no pronto socorro do Hospital Alberto Urquiza Wanderley com queixa de dor precordial típica intensa, pressão arterial 90x60mmHg. A hipótese de infarto agudo do miocárdio foi descartada após eletrocardiograma e enzimas cardíacas normais. Foi realizada angiotomografia computadorizada com contraste e evidenciado dissecção de aorta do tipo A com hematoma retrógrado para segmento ascendente, com orifício de entrada no arco aórtico. O paciente foi transferido para UTI e após avaliado pela equipe de cirurgia cardíaca, optou-se pela correção cirúrgica. O procedimento ocorreu com implante de tubo Dacron nº 28 e plastia de valva aórtica. O paciente voltou a ser internado na UTI e apresentou algumas complicações pós-cirúrgicas, dentre elas: fibrilação atrial aguda, insuficiência renal, parada em assistolia, derrame pericárdico e tamponamento cardíaco. Sendo tratado e avaliado durante todo o tempo, chegando a óbito, no 15º dia pós-operatório, por falência múltipla dos órgãos.

DISCUSSÃO

O caso exposto torna-se um desafio clínico e singular por duas particularidades: localização da dissecção e desdobramento retrógrado. A angiotomografia é fundamental nesses casos, contribuindo para o diagnóstico, localização do dano, classificação, estadiamento e prognóstico do paciente. Favorecendo o tratamento precoce e reduzindo a mortalidade.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

LIZANDRA ALVES DE ALMEIDA SILVA, MARIANA LEMOS DA DE MENEZES, LUANA KELLY BEZERRA SERRANO NOBREGA, ESTEPHANYE VASCONCELOS NUNES DE FARIAS, FLORA DE SOUZA BRANDAO DOS REIS, JOAO SARAIVA LINS NETO, LAUTONIO LOUREIRO JUNIOR, RICARDO LOUREIRO