Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: TUMOR ESTROMAL GASTROINTESTINAL (GIST) DE JEJUNO

INTRODUÇÃO

Os tumores estromais gastrointestinais , embora relativamente raros, são os tumores benignos mais comuns do trato gastrointestinal. Compreendem 0,2% dos tumores gastrointestinais, sendo mais frequentemente encontrados no estômago (60-70%) intestino delgado (20 a 30%) cólon e reto (5%). São originados de células ganglionares mioentéricas (células de Cajal) ou de células de sua respectiva linhagem precursora. Originam-se de células de Cajal com expressão detectável de KIT (CD117), CD34 ou ambos. As células de Cajal apresentam propriedades verificadas em células musculares lisas e células do sistema nervoso autônomo. São capazes, portanto, de regular a atividade peristáltica gastrointestinal. De acordo com outros estudos, o GIST é formado a partir da transformação neoplásica de precursores pluripotentes (célula-tronco) positivos para o antígeno CD34, que originarão as células responsáveis pela movimentação intestinal. Se apresenta normalmente com sintomas inespecíficos, entretanto pode se apresentar como urgência cirúrgica em alguns casos.

RELATO DE CASO

Paciente sexo feminino, 91 anos, com antecedente de HAS e hipotireoidismo, procurou PS com queixa de há dois dias ter iniciado quadro de dor epigástrica em cólica, associado a náuseas e vômitos. No exame inicial apresentava-se estável hemodinamicamente, com massa palpável em fossa ilíaca direita ao exame abdominal. Sem outras alterações ao exame físico. Exames laboratoriais se demonstraram normais.Tomografia de abdome evidenciou formação expansiva predominantemente cística, medindo 11,5 x 9,2cm na cavidade pélvica paramediana direita, suspeita para processo neoplásico, de provável etiologia ovariana. Distensão hidroaérea do intestino delgado, notando-se evidente zona de transição na projeção de fossa ilíaca direita, por provável compressão extrínseca pela lesão supracitada. Exames laboratoriais sem alterações. Devido ao quadro obstrutivo foi submetida a laparotomia exploradora de urgência que evidenciou lesão volumosa cística em jejuno a 50cm do Treitz, causando estenose local. Foi optado então por enterectomia segmentar com anastomose primária. Apresentou boa evolução pós operatória tendo recebido alta 4 dias depois com seguimento ambulatorial. O exame anatomopatológico diagnosticou tumor estromal gastrointestinal com expressão de CD 34, CD 117 e DOG 1. Índice mitótico de 4/50 e estadiamento pT3 pNx.

DISCUSSÃO

Tumores estromais gastrointestinais ocorrem em aproximadamente 20-40:1milhão de habitantes, sendo extremamente raro no jejuno. É geralmente assintomático e quando presente o sintoma mais comum é de sangramento digestivo.Quando temos tumores localizados, o tratamento cirúrgico é a terapia principal. O uso de Imatinib, droga inibidora da tirosinoquinase, se mostra eficaz como tratamento adjuvante de tumores localizados. Sendo assim, nota-se a importância em descrever o caso apresentado, pois se trata de um GIST de jejuno com manifestação clínica de obstrução intestinal.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil

Autores

Tayná Pereira Magalhães, Marcelo Raymundo Maiorano, Marco Vinicio Fanucchi Gil, Diego Ferreira Andrade Garcia, Eduardo Henrique Rossi Simões, Rafael Mochate Flor, Gustavo Fernando Menezes Amaral, Domingos Aires Leitão Neto