Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO VIDEOLAPAROSCOPICO DE INSULINOMA– RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O insulinoma é um tumor raro, originado nas células beta-pancreáticas e produtores de insulina, que resulta em crises hipoglicêmicas recorrentes. É o tumor endócrino mais comum do pâncreas, apresentando-se geralmente benigno e solitário. Tem maior prevalência em indivíduos do sexo feminino e com idade média de diagnóstico por volta dos 50 anos, podendo se apresentar em pessoas mais jovens. Seu diagnóstico é fortemente considerado na presença da Tríade de Whipple, caracterizada por hipoglicemia episódica, disfunção do sistema nervoso central relacionado à hipoglicemia e melhora do quadro com administração de glicose. O diagnóstico é geralmente tardio, com o diagnóstico clínico difícil, frequentemente sendo necessária associação de métodos de imagem para confirmação, que auxiliará também na definição da abordagem cirúrgica.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 21 anos, com episódios recorrentes de hipoglicemia sintomática. Após investigação clínico-laboratorial, realizou eco endoscopia bilio-pancreática que evidenciou nódulo de cerca de 1 cm em região caudal do pâncreas. Foi realizada, através de abordagem videolaparoscópica, a pancreatectomia corpo-caudal associada a esplenectomia, com identificação da lesão por ultrassonografia intraoperatória e realização de biópsia de congelação da peça que sugeriu neoplasia neuroendócrina. O procedimento foi finalizado sem intercorrências. O pós-operatório evoluiu de maneira favorável, sem complicações e com melhora dos sintomas.

DISCUSSÃO

A escolha pela via videolaparoscópica foi feita tendo em vista as vantagens da abordagem minimamente invasiva associada à alta eficácia dessa técnica. Essa abordagem tem sido cada vez mais utilizada em vários tipos diferentes de cirurgias em função de suas vantagens, como, por exemplo, menores tamanhos das incisões, menor risco de sangramento e menor tempo de internação. Dessa forma, na ausência de contraindicações, essa via deve ser preferida e é atualmente a primeira escolha em vários centros com experiência no tratamento de patologia benigna no corpo e cauda do pâncreas.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Universidade Federal Fluminense e Hospital da Força Aérea do Galeão - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Isabella de Almeida Klein, Ruan Jonathan de Melo Vilaça Dornelas, Plínio Augusto Moreira Fonseca, Bruno Souza Caldas, Glauco dos Santos Monteiro, Ronaldo Peçanha da Silveira, Fernando Sá Freire de Pinho Júnior, Bernardo Bottino