Dados do Trabalho


TÍTULO

DUODENOPANCREATECTOMIA EM PACIENTE JOVEM COM TUMOR NEUROENDOCRINO DE PANCREAS

INTRODUÇÃO

Tumores neuroendócrinos pancreáticos se desenvolvem a partir de células do sistema endócrino e são incomuns. No entanto, se observa uma crescente no número de relatos. Esses tumores representam 1,3% dos casos de tumores pancreáticos em incidência e 10% dos casos em prevalência. São, na maioria das vezes, diagnosticados tardiamente, mesmo assim, o tratamento cirúrgico agressivo representa benefício de sobrevida.

RELATO DE CASO

Paciente AMJ, feminina, 36 anos, com histórico de feocromocitoma e adrenalectomia bilateral, chega ao serviço de cirurgia geral após achado incidental de lesões em pâncreas em internação por ureterolitíase obstrutiva e pielonefrite. À TC, lesões nodulares heterogêneas com intensa impregnação pelo contraste, com centro hipodenso, provavelmente necrótico, a maior com 3,0 x 2,4 cm em cabeça, processo uncinado e colo do pâncreas. Iniciou-se a investigação com RNM, em que se identificaram ao menos três lesões nodulares com alto sinal em T2 na cabeça e processo uncinado do pâncreas, com restrição à difusão e intenso realce pelo contraste, exceto por componente central, necrótico, a maior com 2,5 x 2,1 cm, sugestivas de neoplasia. Considerando história prévia de feocromocitoma, a possibilidade de implantes secundários se fez possível. Foi solicitada cintilografia com metaiodobenzilguanidina (MIBG) e SPECT/CT, evidenciando focos de atividade do radiofármaco na cabeça do pâncreas, que poderiam estar relacionados à presença de tecido neuroendócrino. Foi optado por tratamento cirúrgico com duodenopancreatectomia, sendo as anastomoses pancreatojejunostomia, hepatojejunostomia e gastrojejunostomia realizadas. Houve passagem de sonda nasoentérica, colocação de dreno tubulolaminar e bolsa de colostomia. O resultado do anatomopatológico foi neoplasia bem diferenciada de células epitelioides/poligonais acometendo tecido pancreático com atipias leves. A imunohistoquímica da lesão favoreceu o diagnóstico de neoplasia neuroendócrina diferenciada de pâncreas, com imunoexpressão de Ki67 em 30% das células parenquimatosas em área de maior expressão – pT2pN0. Paciente evoluiu bem, mas com formação de fístula pancreática, resolvida posteriormente.

DISCUSSÃO

Os tumores neuroendócrinos de pâncreas são tumores de difícil diagnóstico e que podem cursar com uma sintomatologia inespecífica. Isso contribui para o diagnóstico tardio, no qual aproximadamente 65% dos pacientes apresenta doença avançada. Nos estágios iniciais da doença, a cirurgia é a única opção curativa disponível e o consenso sobre o tratamento da doença avançada é praticamente inexistente, sendo os esquemas terapêuticos disponíveis paliativos. A duodenopancreatectomia é uma cirurgia de alta complexidade, com elevada morbi-mortalidade. As complicações pós-operatórias ocorrem com frequência, sendo a fístula pancreática a mais problemática. Entretanto, com a qualificação das equipes cirúrgicas pode-se observar uma redução nos índices de complicações e maiores benefícios.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Santa Casa de Misericórdia - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Gabriela Aline Backes, Nicole Seger Cunegatti, Aline Carrer Bortolini, Mohamad Hassan Hamaoui, Mayara Christ Machry, Rodrigo Mariano, José Lopez Bravo, Marcos Tang