Dados do Trabalho


TÍTULO

TREINAMENTO PRE-OPERATORIO COM MOLDES 3D: REVISAO DA LITERATURA

OBJETIVO

A criação de métodos de prototipagem, em meados da década de 1980, introduziu uma nova maneira de visualização de objetos e sua utilização nas diversas áreas do conhecimento, incluindo áreas ligadas à engenharia e à saúde. Os avanços atuais na criação de moldes utilizando-se de materiais diversos com diferentes composições e consistências, com flexibilidade e rapidez, introduziram novas perspectivas quanto à utilização dessa tecnologia nas áreas da saúde, levando em consideração os diferentes tecidos que compõem o organismo humano.
Assim, esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura sobre a utilização de modelos tridimensionais para planejamento pré-operatório e treinamento cirúrgico. Levando em consideração suas limitações, vantagens e desvantagens.

MÉTODO

Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2007 a 2018 nas bases de dados PubMed e Google acadêmico. Foram utilizados os termos "Impressão 3D" e “Treinamento pré-operatório” e as correspondentes em inglês, "3D printing" e "preoperative training". Foram selecionados 15 artigos que abordavam a utilização de moldes 3D para planejamento pré-operatório e treinamento cirúrgico.

RESULTADOS

A literatura aponta diversas utilidades dos métodos de fabricação aditiva e impressão 3D, como: Implantes personalizados, ensino e aprendizagem, planejamento cirúrgico, treinamento pré-operatório. Os estudos indicam que há uma considerável diminuição do tempo de cirurgia, melhor entendimento do paciente quanto ao procedimento a ser realizado, e possivelmente melhor prognóstico, considerando que esses modelos permitem ao médico uma pré-visualização e entendimento da complexidade estrutural do caso com mais afinidade do que os exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. Além disso, os moldes permitem a realização de simulações cirúrgicas que auxiliam no desenvolvimento dos procedimentos a serem realizados. Entretanto, o custo relativamente elevado e os procedimentos necessários para a validação dos moldes se apresentam como barreiras para a sua larga utilização.

CONCLUSÕES

Levando em consideração a vasta utilidade dos moldes 3D, mais estudos devem ser realizados para se entender as diversas possibilidades de uso dos moldes 3D, considerando o atual uso situacional, no que diz respeito à planejamento pré-operatório. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas ou recursos que melhorem a qualidade dos moldes e sua verossimilhança são necessários para uma maior utilização desses.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Josias Silva dos Santos, Luiz Alberto Brant