Dados do Trabalho


TÍTULO

ENSINO DA VIDEOCIRURGIA PARA ACADÊMICOS ATRAVÉS DE UM CURSO TEÓRICO-PRATICO

OBJETIVO

A cirurgia videolaparoscópica está cada vez mais presente nas rotinas de centros cirúrgicos, porém não houve o mesmo crescimento nos centros de ensino. O treinamento cirúrgico deve ser gradual na complexidade dos procedimentos a serem realizados, permitindo tempo de treinamento suficiente. Atualmente no Brasil, ainda há uma forte necessidade de treinamento da videocirurgia nas múltiplas especialidades. Dessa forma, o atual trabalho justifica-se em avaliar a percepção de alunos de medicina acerca de um curso complementar de videocirurgia.

MÉTODO

O curso foi realizado na Universidade de Fortaleza, sendo organizado pela Liga de Cirurgia Geral (LICIG). Participaram 23 alunos de 7 faculdades diferentes sendo em média, aproximadamente, do 3º semestre e foi dividido em 2 momentos: as aulas presenciais seguidas com a prática em simuladores e, após as aulas, questões acerca das atividades estudadas e a disponibilização de artigos. Teve duração total de 4 dias e, ao final, foi solicitado que os alunos respondessem um questionário acerca das atividades realizadas.

RESULTADOS

Dos 23 alunos inscritos, apenas 18 responderam o questionário de percepção sendo que 10 alunos (55,6%) já haviam tido contato com alguma temática abordada no curso. A proposta do curso era criar um ambiente satisfatório para introdução à videocirurgia. Quando questionado acerca da eficácia em realizar essa introdução, os alunos deram nota média de 9,7. Acerca da metodologia utilizada: 11 (61,1%) manteriam o formato empregado, 6 (33,3%) gostariam de mais horas presenciais e 1 (5,6%) gostaria de mais momentos à distância. Questionou-se também se a presença dos simuladores foi auxiliar no processo de aprendizagem, obtendo 100% de aprovação. Por fim, quando questionado sobre a presença da videocirurgia em algum momento da grade curricular, 12 (66,7%) relataram não saber e 6 (33,3%) afirmaram não ter.

CONCLUSÕES

Em síntese, foi possível observar o desejo dos acadêmicos pelo aprendizado na área da videocirurgia e a importância da introdução do assunto de maneira precoce na formação do profissional de saúde. Em adição, também foi possível evidenciar a importância da utilização de novas metodologias de ensino para adaptar a forma em que o conteúdo é passado, sendo o EAD e as atividades prática utilizando simuladores formas eficazes para tal.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Douglas Marques Ferreira de Lima, Heron Kairo Sabóia Sant’Anna Lima, Lara Poti Nobre, Afonso Nonato Goes Fernandes, Cláudio Matias Barros Júnior, Tulio Timbo Arruda, Francisco Julimar Correia de Menezes