Dados do Trabalho


TÍTULO

ALTERAÇOES CARDIOVASCULARES ASSOCIADAS A SINDROME METABOLICA INDUZIDA POR DIETA HIPERCALORICA EM RATOS WISTAR.

OBJETIVO

Investigar o envolvimento dos receptores purinérgicos em átrios e aortas isolados de ratos Wistar com síndrome metabólica induzida por dieta hipercalorica.

MÉTODO

Utilizou-se ratos Wistar EPM-1, machos, distribuídos em grupo controle (GC) e Grupo Obeso (GO), sendo que o GC recebeu dieta normocalorica (Nuvlab®) e o GO foi submetido à dieta hiperlcalorica (Rhoster®) por 8 semanas. Foram avaliados os seguintes parâmetros: peso corpóreo e do tecido adiposo visceral, pressão arterial sistólica indireta, massa cardíaca e função contrátil atrial e da aórtica por banho de órgão isolado. Os dados foram avaliados posteriormente pelo programa PRISMA 5.0 usando teste de ANOVA e pós teste de t student e bonferroni quando apropriados para cada ocasião, sendo fixado um intervalo de confiança de 95%. O presente trabalho foi aprovado pelo comissao de ética no uso de animais (CEUA) da UNIFESP (1169/2011).

RESULTADOS

Os animais do GO estavam 27,8% acima do peso corpóreo e com ganho de gordura visceral 3 vezes maior comparado ao GC. Em relação aos parâmetros cardiovasculares observamos um aumento na massa cardíaca de 16,4% associado ao aumento na pressão arterial sistólica de 10±2,1 mmHg do GO comparado ao GC. Quando os átrios foram estimulados farmacologicamente com ATP observamos uma diminuição do efeito inotrópico negativo no átrio direito (49%) e no átrio esquerdo (42%), mediado via P1 (receptor de adenosina), comparado com o CG. Neste mesmo sentido, na aorta também ocorreu uma diminuição da resposta do receptor P1 quando estimulado com adenosina, sendo que o pD2 (afinidade aparente do agonista pelo receptor) diminuiu de 5.1±0.1 do GC para 3.4±0.1 no GO. No que se refere ao receptor P2, houve um aumento na sua função atrial quando estimulado com ATP de 57% no átrio direito. O componente purinérgico compõe a neurotransmissão simpática e é de extrema importância para sua regulação e uma alteração nesse componente pode ser responsável por uma disfunção cardiovascular.

CONCLUSÕES

Uma dieta desbalanceada, rica em calorias, típica do padrão de vida contemporâneo, pode induzir à obesidade e promover alterações cardiovasculares favorecendo o aparecimento de comorbidades como visualizado na prática clínica constantemente. Desta forma, o presente resultado é de grande relevancia, pois evidencia que em tais alterações pode existir a participação do componente purinérgico, o que levaria a uma alteração simpática e consequentemente a um aumento de risco para eventos cardiovasculares.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC - Acre - Brasil

Autores

ARIANE CASTRO MENDES LEÃO, MONYKELLY DE SÁ CARVALHO, SILVIA APARECIDA SILVA, GUILHERME HENRIQUE SOUZA BOMFIM, IGOR CASTRO MENDES LEÃO, DINAIR CASTRO MENDES LEÃO, DIEGO CASTRO MUSIAL