Dados do Trabalho


TÍTULO

EFEITOS DOS OLEOS DE COPAIBA (COPAIFERA RETICULATA) E ANDIROBA (CARAPA GUIANENSIS) NA PIELONEFRITE AGUDA INDUZIDA EM RATOS

OBJETIVO

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade dos óleos de copaíba (Copaifera reticulata) e andiroba (Carapa guianensis) na pielonefrite aguda induzida em ratos.

MÉTODO

Na metodologia foram utilizados 34 ratos machos da linhagem Wistar, sendo divididos nos seguintes grupos: G SHAM: os animais foram submetidos à laparotomia, sem ligadura do ureter. GCO : os animais foram submetidos à laparotomia, ligadura do ureter esquerdo seguida de secção do mesmo. A eutanásia foi realizada 2 dias após a realização da ligadura. Grupo Andiroba Profilaxia - GAP: os animais receberam óleo de andiroba via gavagem na concentração de 0,63ml/kg/dia por um período de 7 dias e foram submetidos à laparotomia e ligadura do ureter esquerdo seguida de secção do mesmo. Grupo Copaíba Profilaxia - GCP: os animais receberam óleo de copaíba via gavagem na concentração de 0,63 ml/kg/dia por um período de 7 dias e foram submetidos à laparotomia e ligadura do ureter esquerdo seguida de secção do mesmo. Grupo Andiroba Tratamento - GAT: os animais foram submetidos à laparotomia e ligadura do ureter esquerdo seguida de secção do mesmo. 2 dias após a realização da ligadura, foi iniciado o tratamento com óleo de andiroba via gavagem na concentração de 0,63 ml/kg/dia por um período de 7 dias15. Grupo Copaíba Tratamento - GCT : Neste grupo, os animais foram submetidos à laparotomia e ligadura do ureter esquerdo seguida de secção do mesmo. 2 dias após a realização da ligadura, foi iniciado o tratamento com óleo de copaíba via gavagem na concentração de 0,63 ml/kg/dia por um período de 7 dias. Todos os animais foram submetidos à coleta de urina da bexiga e retirada do rim para análise no momento da eutanásia. Tal análise incluído aspectos histológicos com o objetivo de avaliar o grau da PNA de acordo com Carpinelli, assim como os aspectos macroscópicos. Os animais dos grupos G SHAM, GCO, GAP GCP foram submetidos à eutanásia 2 dias após o procedimento cirúrgico, já o GAT e GCT, sofreram eutanásia ao fim do 7 dias de tratamento.

RESULTADOS

A análise macroscópica revelou um P-valor = 0,0003, demonstrando diferença entre rins direito e esquerdo de animais de um mesmo grupo, e ainda um possível efeito protetor do óleo de andiroba no grupo GAP em relação ao grupo controle. Notou-se ainda, uma piora acentuada nos grupos GCP, GAT e GCT. Ao resultado da urocultura, não se observou resultado estatístico significante. À histopatologia, observou-se a presença de processo inflamatório moderado e acentuado mesmo naqueles que apresentaram urocultura negativa.

CONCLUSÕES

Conclui-se que os óleos de copaíba e andiroba não representam alternativas eficazes na prevenção e tratamento da pielonefrite aguda.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA - Pará - Brasil

Autores

Emanuelle de Matos Rodrigues, Edson Yuzur Yasojima , KAROLYNIE LESSA BENGTSON, MONNA HESSEN BANNA DE OLIVEIRA, Patrícia Cohen Brazão, Glenda Figueira Guimarães, Maíra Khoury Evangelista , Mateus Paes Teixeira