Dados do Trabalho


TÍTULO

PANORAMA DA RECONSTRUÇAO MAMARIA NO BRASIL NOS ULTIMOS 5 ANOS

OBJETIVO

Comparar os dados epidemiológicos acerca da realização de tratamento do câncer de mama e da reconstrução de mama no SUS.

MÉTODO

Utilizando-se de dados da plataforma DATASUS, realizou- se estudo epidemiológico descritivo ecológico, observando-se a quantidade de internações, a taxa de mortalidade, número de óbitos e valores gastos, em um recorte de 5 anos (de 2013 a 2017).

RESULTADOS

No período analisado ocorreram 293.571 internações por câncer de mama no Brasil, sendo a maior parte na faixa etária entre 50-59, enquanto ocorreram 7.567 reconstruções, logo apenas 2,57% das pacientes tiveram acesso a reconstrução. A Paraíba corresponde a 1,37% dos casos de câncer de mama e 0,19% das reconstruções em território brasileiro. A reconstrução bilateral (simetrização) teve quantidades ínfimas. A taxa de mortalidade na cirurgia é mínima sendo de 0,03% no Brasil. O valor total gasto com reconstruções de mama no Brasil foi de R$ 6.784.463,75.

CONCLUSÕES

Apesar de ser um direito garantido pelo SUS, é possível observar que o número de reconstruções ainda é muito pequeno comparado à grande incidência de câncer de mama no país, o que traz danos a autoestima e estigmatização das mulheres que são submetidas a mastectomia. Além disso, a maior parte das reconstruções são realizadas na região sul e sudeste, sendo importante uma maior realização em todo o Brasil.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

LIZANDRA ALVES DE ALMEIDA SILVA, JOAO VICTOR FERNADES DE PAIVA, GUSTAVO CORDEIRO BEZERRA, FRANCISCO VICTOR CAVALCANTE DE ANDRADE, RAFAELA GUIMARÃES VENANCIO PINTO, MARIANA LEOCADIO DE SOUZA BASTOS, ESTEPHANE VASCONCELOS NUNES DE FARIAS, DAVID SILVEIRA