Dados do Trabalho
TÍTULO
TERATOMA DE OVARIO EM ADOLESCENTE
INTRODUÇÃO
Teratoma é o tumor de células germinativas mais comum nos ovários. Representa de 40 a 50% de todos os tumores de ovários até os 40 anos de idade. O sintoma principal é a dor pélvica e o diagnóstico inicial com exames de imagens.
RELATO DE CASO
Relata-se um caso clínico de uma paciente de 15 anos de idade com sintomas de dor pélvica intensa, em crises. Na ultrassonografia realizada na urgência foi identificada tumoração cística no ovário direito com 9,1 x 8,8 cm. Na ressonância magnética com contraste foi identificada como neoplasia complexa, com múltiplos septos, com material amorfo no anexo direito, sem linfonodos comprometidos, sugerindo teratoma.
Achado operatório de tumoração mista de ovário direito, sem aderências, sem linfonodos aumentados e cápsula bem delimitada. Realizada ooforectomia direita por videolaparoscopia. O exame de congelação não demonstrou malignidade. A histopatologia inicial demonstrou ser teratoma, confirmada pela imunohistoquímica. Apresentou boa evolução no seguimento pós-operatório.
DISCUSSÃO
A história clínica coincide com a literatura quanto a dor como sintoma principal, o que induz ao diagnóstico pelos exames de imagem. A ooforectomia é o tratamento de escolha e o seguimento é mandatório.
Área
GINECOLOGIA
Instituições
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Alagoas - Brasil
Autores
THAYSE DA ROCHA FERRO CAVALCANTI, CARLOS AUGUSTO de oliveira CAVALCANTI