Dados do Trabalho
TÍTULO
HEMATOMA ESPONTANEO EM PAREDE ABDOMINAL APOS EPISODIO DE TOSSE: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Hematomas espontâneos são causas raras de dor abdominal, torácica ou em flanco de forma aguda. A tosse é uma resposta fisiológica que protege as vias aéreas do acúmulo de secreções e corpos estranhos. A lesão da vascularização ou musculatura intercostal devido a um ataque de tosse é rara. Etiologias de hemorragia intercostal incluem: trauma penetrante, lesão iatrogênica e ruptura de aneurisma. A lesão espontânea da artéria intercostal também pode ocorrer na neurofibromatose tipo 1 e na coartação aórtica. As lesões vasculares intercostais são mais frequentes entre o quinto e o décimo espaço. A fisiopatologia lesional pode ser explicada pelas mudanças súbitas na pressão intrapleural durante a tosse. Os autores apresentam um caso de hematoma espontâneo de parede abdominal após quadro de tosse.
RELATO DE CASO
Paciente sexo masculino, 44 anos, procurou pronto socorro do Hospital Regional do Gama com relato de dor em região toracoabdominal a direita, que irradiava para flanco direito, piora à movimentação, melhora parcial após analgesia e presença de extensa equimose em região de flanco direito. Relatou quadro de início súbito após episódio de tosse há 5 dias. Negou comorbidades, uso de medicações contínuas e trauma recente. Ao exame físico, apresentava-se estável hemodinamicamente, ausculta respiratória e cardiológica sem alterações, dor a palpação de hipocôndrio e flanco direito, sem sinais de irritação abdominal e presença de extensa equimose em flanco a direita. Exames laboratoriais: Hemácias 5,17; Hemoglobina 14,4; Hematócrito 45,9%; Plaquetas 185x 10³; Neutrófilos 82%; Eosinófilos 0,2%; Linfócitos 15,1%; Amilase: 40 UI/l; Tempo de Protrombina: 12,5 seg; TTPa:24 seg. Realizou tomografia computadorizada (TC) de tórax e abdome com contraste que visualizou coleção levemente hiperatenuante adjacente à transição costocontral do décimo espaço intercostal direito, medindo 60 x 27 x 28 mm, com extensa hiperatenuação dos planos adiposos subcutâneos e perimusculares da parede abdominal ipsilateral. Diante da estabilidade hemodinâmica do paciente seguiu-se em conduta conservadora, sendo sugerido acompanhamento clínico e tomográfico.
DISCUSSÃO
Este caso indica que mesmo uma leve força física como a tosse pode levar à lesão de estruturas intercostais. Embora seja raro, a lesão da artéria intercostal deve ser considerada quando os pacientes se queixam de dor toracoabdominal inexplicável após tosse forte ou espirro pois ela pode levar a choque hemorrágico. O diagnóstico e tratamento rápido são fundamentais para o resultado bem-sucedido. A TC é uma ferramenta diagnóstica útil para o diagnóstico diferencial em pacientes com suspeita de hematoma espontâneo. A angiografia pode localizar o ponto de sangramento. O hematoma espontâneo pode ser tratado conservadoramente, com o monitoramento rigoroso da estabilidade hemodinâmica do paciente. A progressão do hematoma e a instabilidade hemodinâmica levam a tratamento endovascular ou cirúrgico, como a embolização seletiva radioguiada ou toracotomia.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
FACIPLAC - Distrito Federal - Brasil
Autores
CAIO TELES BATISTA, CLARA RORIZ DE AMORIM, JULIA BORGES RAMOS, LETICIA CRISTINA OLIVEIRA DIAS, LETICIA FIGUEIREDO E SOUZA DE TOLEDO, VITOR RODRIGUES GUIMARAES, PATRICIA BRITO DE ALMEIDA BORGES, JESSICA SOUZA FERRO