Dados do Trabalho


TÍTULO

A EXPERIENCIA LAMIC: IMPACTOS E CONQUISTAS NOS DOIS ANOS DE VIVENCIA DA LIGA CIRURGICA BAIANA EM ENSINO MEDICO

OBJETIVO

Ligas Acadêmicas (LA) de medicina são, hoje, realidade presente em quase toda escola médica do Brasil e é espaço de protagonismo e aprimoramento estudantil. Aflorou-se, no final do séc. XX, equivocada ideia, inclusive por docentes, de que as LA seriam reflexos de falhas curriculares, sendo assim, fator prejudicial. Assim, no presente trabalho objetiva-se discorrer sobre impactos e fenômenos pedagógicos associados à Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica (LAMIC) da UNEB

MÉTODO

Este relato de experiência, de fundadores e ligantes, discorre criticamente, sobre desempenhos e conquistas alcançadas pela LAMIC, nos breves dois anos de existência (2017-2018)

RESULTADOS

A LAMIC se apresentou extensivamente ativa neste tempo, alicerçada na tríade: extensão, ensino e pesquisa. Em extensão, foram realizados 4 eventos científicos, discutindo-se relevantes assuntos de impacto médico-social, como o suicídio e o lúpus. Foi instituído, também, o “#CineMIC”, o qual provocou o debate médico por meio do cinema. Ademais, foi realizado ações em promoção de saúde, junto a abrigo de idosos, orfanato sociojudicial e abrigo para crianças HIV+, em Salvador. No tocante ao ensino, a liga e seus ligantes foram autores em capítulos de 03 livros sobre casos clínicos e prática cirúrgica, também desenvolveu-se o “LAMICQuizz” e o “Ambulatório Simulado” como ferramentas pedagógicas lúdico-educativas, inspiradas no construtivismo piagetiano, buscando aprimorar continuamente o raciocínio médico; atividades, estas, que culminaram em curso prático aplicado no III Congresso Baiano de Ligas Acadêmicas. Outrossim, promoveu-se regular capacitações internas e sessões científicas, a fim de se garantir a excelência dos ligantes e uma horizontalização do nível intelectual, para que esses, experientes ou novos membros, discutissem os temas, partindo de um mesmo nível de conhecimento. Já na pesquisa, foi desenvolvida investigação analítico sobre as capacitações interna como instrumento de ensino em cirurgia, aplicado na LA, a qual foi apresentada e premiada em evento científico internacional, além de investigações nos temas de apendicectomia, saúde pública, queimaduras e suicídio, comparativo sobre o uso de stent em obstrução maligna do cólon, dentro outros. No cunho social, a existência da liga permitiu aos alunos aproximação com diversas instituições conceituadas da medicina em âmbito nacional, a exemplo do CBC-Bahia, ABRAMEDE, ABLAM e ABLAC-Ba, vínculos, esses, que foi indiscutivelmente possibilitado pela existência da LAMIC

CONCLUSÕES

É indubitável, nos produtos e falas dos alunos, que a experiência como ligante se apresentou como oportunidade transformadora a esse, que de fato participou, investiu e ampliou sua formação. Para além, ser ligante-LAMIC foi exercício de autonomia, criticidade, criatividade e de comprometimento, em detrimento da falsa ideia prejudicial de liga, a qual foi agregadora e desenvolvimentista, entrando em consonância com as novas diretrizes curriculares para a formação médica do novo século

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

CBC-BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

Joao Henrique Fonseca do Nascimento, Rebeca Ferreira de Souza, Selton Cavalcante Tomaz, Adriano Tito Souza Vieira, Matheus Teles de Sousa, Alan Rodrigues de Azevedo, Andre Bouzas de Andrade, Andre Gusmao Cunha