Dados do Trabalho
TÍTULO
MIGRAÇAO TRANSMURAL DE GOSSIPIBOMA COM OBSTRUÇAO INTRALUMINAL DO INTESTINO DELGADO: RELATO DE CASO.
INTRODUÇÃO
O termo “gossipiboma” refere-se a uma matriz têxtil envolta por uma reação granulomatosa ou inflamatória, relatada mais comumente na presença de gazes e compressas cirúrgicas após uma laparotomia. Sua incidência é subnotificada pelas implicações legais, e manifestações assintomáticas na maioria dos casos.
A apresentação clínica é variável e depende da localização do corpo estranho e da reação inflamatória. O tratamento recomendado é a excisão cirúrgica que visa prevenir complicações que possam levar à morte.
Tendo em vista a importância deste tema, relatamos um caso onde houve obstrução intraluminal do intestino delgado devido à migração transmural do gossipiboma.
RELATO DE CASO
Uma mulher de 26 anos apresentou história de 10 meses de dor e distensão abdominal, acompanhada de perda de 20 kg desde o início do quadro. A dor era pior após as refeições, acompanhada por hematoquezia. A paciente relatou uma laparotomia exploratória quatro meses antes, que descreveu um adenocarcinoma (TNM Pt3pN1pMx) da junção retossigmóide, tratada cirurgicamente. A paciente foi encaminhada para terapia adjuvante no pós-operatório, mas não a seguiu. Ao exame físico, a paciente estava emagrecida e apresentava massa palpável na fossa ilíaca direita.
Realizada colonoscopia, foi observado pólipos pedunculados e sésseis distribuídos entre a linha pectínea e o coto retal, além de vários outros pólipos sésseis pedunculados da região do estoma à flexura hepática. A TC de abdome mostrou duas lesões hepáticas e distensão acentuada das alças do intestino delgado.
A paciente desenvolveu abdome agudo com evidência de obstrução intestinal, sendo submetida a uma cirurgia de emergência. A exploração da cavidade abdominal revelou duas lesões hepáticas sugestivas de implantes, alças do intestino delgado marcadamente dilatadas e uma massa intraluminal compressível no íleo. A enterotomia transversal revelou uma esponja cirúrgica retida obstruindo o intestino, que foi removida.
DISCUSSÃO
Este caso é uma oportunidade para rever uma questão de grande relevância clínica e legal. Gossipibomas ocorrem mais comumente após cirurgia abdominal e pélvica, sendo que o material retido pode penetrar no intestino ou na bexiga, levando à má absorção, obstrução intestinal, sangramento gastrointestinal e protrusão transuretral. O tratamento de escolha é a remoção cirúrgica. Quando ela ocorre no pós-operatório imediato, a morbidade e a mortalidade são baixas; porém, se o material foi retido por muito tempo, a remoção pode exigir cirurgia extensa, com altas taxas de complicações.
A abordagem mais importante, contudo, é a prevenção. Ela inclui a exploração da cavidade abdominal no final do procedimento, o uso de têxteis com marcadores radiopacos e um relato preciso dos materiais cirúrgicos utilizados. Gossipibomas são causas raras de obstrução intestinal, mas não devem ser negligenciados no diagnóstico diferencial de pacientes com história de laparotomia.
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Daniel da Silva Marques, Amanda Coelho de Araujo, Henrique Serra de Melo Martins, Marcela Louise Gomes Rivas, Andressa Carvalho de Oliveira, Azul Maria Fariña, Rômulo Medeiros Almeida, João Batista Sousa