Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIAS DE PAREDE ABDOMINAL E PILATES®

OBJETIVO

Associa-se o aparecimento de hérnias da parede abdominal, nomeadamente as hérnias inguinais, a esforços físicos intensos feitos pelo doente. Contudo, não é só o esforço físico intenso que causa aumento da pressão intra-abdominal, existem também diversas situações que aumentam a pressão de forma crônica/persistente como a gestação, doença pulmonar obstrutiva crônica, obesidade, ascite, prostatismo e obstipação. Além disso, o reparo da hémia é um dos procedimentos mais comuns realizadas por cirurgiões gerais. Apesar da frequência desse procedimento, nenhum cirurgião tem resultados ideais, e complicações como dor pós-operatória, lesão de nervo, infeccção e recidiva continuam sendo um desafio para esses proñssionais. Por isso, o presente trabalho tem o objetivo de revisar as evidências em busca de associação entre hérnias de parede abdominal e Pilates®.

MÉTODO

Foi realizada uma revisão nas bases de dados Pubmed.gov e Scielo com a estratégia de busca utilizando-se os MeSH/DeCS "abdominal hernia" AND "pilates training". Não foi encontrado nenhum artigo.

RESULTADOS

Não há evidências disponíveis para se afirmar que o método Pilates® de fisioterapia tenha alguma associação com hérnias de parede abdominal, seja como fator de risco, proteção ou recidivas.

CONCLUSÕES

É certo que a etiologia das hérnias abdominais estejam intrinsicamente associadas ao aumento da pressão intra-abdominal e esforço físico; não é menos certo, porém, que a modalidade Pilates® de fisioterapia tende a estabilizar a parede abdominal e fortalecer sua musculatura, bem como atuar em possíveis diástases. No entanto, não podemos afirmar categoricamente que há associação entre as duas variáveis estudadas, visto que as ciências médicas não se baseiam no senso comum nem no pensamento lógico, mas nas melhores evidências disponíveis.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

ABHU - São Paulo - Brasil

Autores

LUIS FELIPE BECKER DE OLIVEIRA, ISADORA RUBIRA FURLAN, KARINA BOAVENTURA MARTINELLI, EDMUNDO VIEIRA PRADO NETO, ISABELA TIVERON ALMEIDA, MARCELA AMARO DE SANTANA