Dados do Trabalho


TÍTULO

APLICAÇÃO DE SIMULADOR DE BAIXO CUSTO DA TÉCNICA FECHADA DO PNEUMOPERITÔNIO

OBJETIVO

A cirurgia videolaparoscópica está cada vez mais presente nas rotinas de centros cirúrgicos, porém não houve o mesmo crescimento nos centros de ensino. Para a realização da videocirurgia o conhecimento acerca da correta técnica de manufatura do pneumoperitônio e seus testes confirmatório torna-se essencial para a realização de um procedimento seguro. O atual trabalho busca avaliar a percepção de estudantes de medicina acerca de um simulador de baixo custo para treino da técnica fechada de pneumoperitônio.

MÉTODO

As atividades foram realizadas por 16 alunos, que participaram do curso teórico prático de iniciação a cirurgia e videocirurgia, cujas aulas foram ministradas por alunos da liga acadêmica de cirurgia (LICIG) da universidade de fortaleza (UNIFOR). O simulador consistia em uma caixa de acrílico com tampa verde que impedia a visualização de seu interior, no topo da caixa havia um buraco que era recoberto com duas camadas de papel celofane, em baixo do buraco era colocado um recipiente vazio ou um cheio de líquido com corante. O participante então introduzia a agulha de Veress, quando escutava o duplo click pelas camadas de papel celofane e prosseguia a realizar os testes confirmatórios: aspiração, resistência, recuperação e gotejamento, testes estes que dariam positivo ou negativo a depender do recipiente colocado dentro da caixa. Após a prática, foi solicitado que os alunos respondessem um questionário que avalia a atividade com base na escala Likert de 5 pontos, variando de 1 a 5 (1 - discordo completamente; 2 - discordo parcialmente; 3 - indiferente, 4 concordo parcialmente; 5 - totalmente de acordo).

RESULTADOS

Dos 16 alunos que responderam o questionário de percepção, nenhum teve contato previamente com a técnica de manufatura de pneumoperitônio. Quando questionados acerca da importância em realizar essa introdução, os todos declararam considerar de extrema importância essa técnica. Em relação a efetividade do simulador, todos os 16 alunos consideraram que o simulador foi capaz de reproduzir corretamente todos os testes, mostrando, assim, a eficácia do equipamento. Já quando questionados se o simulador deve ser mais utilizado, todos os participantes, com base na escala Likert, responderam que concordavam totalmente, evidenciando que o simulador conseguiu obter o sucesso em seu objetivo didático e uma alta aceitação pelos alunos.

CONCLUSÕES

Diante do exposto, concluímos que o modelo de simulação de baixo custo da técnica fechada do pneumoperitônio obteve um alto grau de satisfação pelos alunos, comprovando, assim, sua eficácia e importância para um maior contato com essa técnica. Portanto, evidencia-se que ferramentas como esta servem de auxílio à aprendizagem e à fixação desse manejo pelos alunos.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Douglas Marques Ferreira de Lima, Heron Kairo Sabóia Sant’Anna Lima, Afonso Nonato Goes Fernandes, Antonio Victor Gouveia Azevedo dos Santos, Francisco Julimar Correia de Menezes