Dados do Trabalho


TÍTULO

EFEITOS DA CIRURGIA BARIATRICA EM TRATAMENTO DE TUMORES PERIAMPULARES: UM RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

A obesidade mórbida é uma doença crônica cada vez mais comum na atualidade, dentre as possibilidades de tratamento a cirurgia bariátrica se sobressai como a mais eficaz para prevenção de complicações advindas dessa comorbidade, sendo o método de bypass gástrico em Y de Roux o mais utilizado. Porém esses pacientes podem ter repercussões futuras quando há a necessidade de procedimentos cirúrgicos gastrointestinais, devido alterações de anatomia que impossibilitam métodos diagnósticos, além de necessitarem de uma abordagem cirúrgica diferenciada dos métodos usuais. Relataremos o caso de uma paciente com nódulo a esclarecer em cabeça de pâncreas submetida previamente a bypass gástrico em Y de Roux, evidenciando as dificuldades diagnósticas e de procedimentos cirúrgicos propostos para tratamento.

RELATO DE CASO

ZBC, 32 anos, realizou gastroplastia redutora com a técnica de bypass em Y de Roux em 2009 por obesidade mórbida sem intercorrência. Em 2015 iniciou quadro de colelitíase com exame de imagem (TC) compatível, foi submetida a colecistectomia aberta em 03/2016, procedimento sem intercorrências, após 2 meses apresentou quadro clinico e laboratorial compatível com pancreatite crônica.Em 09/2015 fez TC de abdome total que demonstrou pâncreas tópico apresentando leve densificação da gordura adjacente, com imagem nodular hiperdensa em topografia de cabeça pancreática/processo uncinado, dando início ao seguimento seriado do nódulo. Em 06/2016 realizou novos exames, entre eles marcadores tumorais elevados e colangioRM que teve como achado área nodular, parcialmente delimitada, hipercaptante do meio de contraste paramagnético em relação ao restante do parênquima pancreático. A paciente foi submetida a LE no dia 21/06/2016 na qual foi encontrado pâncreas de consistência endurecida em sua totalidade não sendo encontrado plano de clivagem com vasos, sendo feito a biopsia de linfonodo retropancreático que teve como resultado do anatomo-patológico hiperplasia folicular reacional continuando com seguimento ambulatorial. devido ao aumento da massa e continuação dos sintomas álgicos da paciente tentou-se realizar ecoendoscopia sem sucesso devido o bypass anterior. No dia 29/11/2016, durante nova laparotomia, evidenciou-se lesão pancreática cística com características morfológicas benignas sendo realizada exérese da parede anterior do cisto e drenagem do seu conteúdo via anastomose cisto-jejunal, paciente evoluiu sem intercorrências.

DISCUSSÃO

Achados de tumores gástricos e pancreatoduodenais após bypass gástrico prévio, embora raras, tem aumentado à medida que o número de operações bariátricas se tornam mais frequentes.É fundamental uma investigação rigorosa para identificar tais lesões e propor opções terapêuticas, considerando a mudança anatômica. Diante do caso clínico exposto podemos considerar que apesar dos desafios, há possibilidades cirúrgicas potencialmente curativas para essa paciente com base nos casos clínicos semelhantes encontrados na literatura.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

UFPI - Piauí - Brasil

Autores

THAIS VASCONCELOS, RAIMUNDO JOSÉ CUNHA ARAÚJO JUNIOR, RAFAEL BERNARDO SILVA, CAIO PLÁCIDO COSTA ARCANJO, ERIKA SILVA SPESSERITS