Dados do Trabalho


TÍTULO

LINFOMA ANAPLÁSICO DE CÉLULAS GRANDES RELACIONADO À PRÓTESE MAMÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

OBJETIVO

Compreender a ocorrência, tratamento e prognóstico do BIA-ALCL. Dessa forma, têm-se o aprimoramento de conhecimentos sobre cirurgia plástica.

MÉTODO

Revisão sistemática da literatura nas bases de dados PUBMED, LILACS, SCIELO, a partir do descritor: “linfoma anaplásico de células grandes relacionado à prótese mamária”.

RESULTADOS

Observou-se que o BIA-ALCL é uma complicação rara, mas com aumento de incidência. A demonstração em uma metanálise evidenciou que em 21,3% dos casos observados, as próteses eram texturizadas e 78% desconhecidas, somado a isso, 72,6% atribuidas a marcas desconhecidas, sendo os achados clínicos mais comuns: seroma (67,33%), nódulos (13,8%) e massa (22,1%), prevalecendo como tratamento cirúrgico, a capsulectomia e remoção dos implantes. O prognóstico está intimamente ligado ao desenvolvimento do linfoma, como também o manejo, limitado à capsulectomia e remoção do implante, com curso clínico mais agressivo mediado com quimioterapia citotóxica. Os casos com patologia encapsulada obtiveram remissão completa, diferentemente dos pacientes que possuiam massa com curso clínico agressivo, tornando-se muitas vezes fatal.

CONCLUSÕES

O conhecimento sobre BIA- ALCL é importante, pois o diagnóstico adequado baseia-se em estudos imunohistoquimicos específicos do fluido em torno do implante (IHC com marcação específica para CD30). sendo o seroma tardio mais propensos a ser benignos. Apresenta bom prognóstico (mortalidade de 2,5%), com o principal pilar do sucesso terapêutico baseado na remoção do implante, capsulectomia total e remoção do tumor com margens.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

LIZANDRA ALVES DE ALMEIDA SILVA, RAYSSA VASCONCELOS DE OLIVEIRA FARIAS, JOAO VICTOR FERNANDES DE PAIVA, STEPHANIE ALVES MATOS MENDONÇA, CAMILA TEIXEIRA AMARO VIEIRA, THASSIA RACHEL BRITO DE FIGUEIREDO ALMEIDA, GABRIELA GONCALVES DA CUNHA LIMA, DAVID SILVEIRA