Dados do Trabalho
TÍTULO
GLUCAGONOMA: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O glucagonoma é uma neoplasia endócrina de células alfa pancreáticas extremamente rara. Caracterizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um tipo de tumor neuroendócrino funcional do pâncreas, tem incidência anual de 1:20.000.000. A síndrome do glucagonoma é um fenômeno paraneoplásico, caracterizado pelos “4D`s”: Diarreia, dermatite, depressão e ‘deep vein thrombosis’.
O diagnóstico é baseado em achados clínicos como o eritema necrolítico migratório, níveis séricos elevados de glucagon e um tumor de células das ilhotas pancreáticas secretor de glucagon (critérios maiores).
Em cerca de 87% dos casos o tumor se encontra no corpo ou cauda do pâncreas, sendo o restante localizado na região cefálica. Além disso, o tratamento considerado mais definitivo é a remoção cirúrgica do tumor, seja ela por via laparoscópica ou laparotômica. Entretanto, devido ao diagnóstico tardio, metástases hepática, linfonodal e óssea são comuns.
RELATO DE CASO
Paciente masculino, 82 anos, diabético tipo II de longa data, hipertenso e em tratamento para depressão, iniciou quadro de descontrole glicêmico grave, associado a diarreia. Propedêutica evidenciou nódulo em cauda de pâncreas, sendo posteriormente realizada RM de abdome que foi sugestiva de tumor neuroendócrino.
Diante da suspeita, foram realizadas dosagens de marcadores tumorais; O nível sérico de glucagon foi de 600pg\ml.
Foi submetido a pancreatectomia caudal por via lapatotômica e acompanhado por equipe multidisciplinar para manejo da glicemia no pós operatório. O paciente teve alta hospitalar no 7º dia pós operatório, com bom controle glicêmico.
Estudo imuno-histoquímico evidenciou cromogranina positiva e Ki67 de 2% .
DISCUSSÃO
Nos últimos anos, devido à evolução tecnológica dos métodos de imagem, houve aumento na incidência de diagnósticos de lesões pancreáticas. Por outro lado, na suspeita clínica, se faz imprescindível a investigação adequada do quadro, associando apresentação clínica, marcadores laboratoriais e imagem.
O diagnóstico precoce do glucagonoma prediz um melhor prognóstico, porém atrasos são atribuídos à sua rara incidência, o não reconhecimento da síndrome, laudo histológico equivocado e baixa especificidade dos vários sintomas.
O caso apresentado ilustra uma condição na qual o paciente apresentava mal controle glicêmico , diarreia e depressão, sendo estes, sintomas comuns a muitas outras afecções clínicas. Sendo assim, o conhecimento das bases fisiopatológicas dessa doença se faz de grande importância, para que o diagnóstico diferencial dos tumores neuroendócrinos com outros quadros clínicos comuns na prática clínica sejam feitos em menor intervalo de tempo, poupando assim, o paciente de longos períodos de propedêuticas sem diagnóstico, e consequentemente um pior prognóstico.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
HOSPITAL FELÍCIO ROCHO - Minas Gerais - Brasil
Autores
TAYNAN FERREIRA VIDIGAL, DOMINGOS ANDRÉ FERNANDES DRUMOND, ARQUIMEDES NASCENTES COELHO DOS SANTOS, THAIS ROCHA DE SENA